Um Estio na Alemanha, obra de Abel Salazar, consagrado médico, investigador e professor catedrático da Universidade do Porto (U.Porto), falecido em Lisboa, a 29 de dezembro de 1946, acaba de ser reeditada pela U.Porto Press e pela Casa-Museu Abel Salazar.

Anteriormente publicada pela Editorial Nobel, de Coimbra, em 1944, e faseadamente pelo semanário republicano de Viseu O Trabalho, em números publicados entre 1936 e 1939, a obra passa agora a integrar o catálogo da Editora da U.Porto, na coleção Pensamento, Arte e Ciência, dedicada à edição e reedição de obras do autor.

Berlim, “A Imperial Alemanha”, Madrid e outros destinos

Um Estio na Alemanha “reúne as impressões de duas viagens realizadas por Abel Salazar em diferentes momentos da sua vida: em 1913, a Berlim, e em 1933, a Madrid, bem como uma posterior passagem pela Bélgica e pela Holanda”, lê-se numa nota introdutória a esta reedição.

“No palor da manhã rosada, o Cap Blanco acosta lentamente ao cais de Cuxhaven. O Sol brilha, lampejando em dois capacetes prussianos, e a cidade, perdida na bruma matinal, não é ao longe mais do que um indeciso fantasma”.

Assim anuncia Abel Salazar a sua chegada ao cais de Cuxhaven, situado numa cidade portuária do norte da Alemanha, em 18 de setembro de 1913, a bordo do navio a vapor “Cap Blanco”. E assim começa o primeiro capítulo desta obra – “Eis, Pois, Berlim e a Imperial Alemanha” –, as mesmas palavras com que Abel Salazar o remata e aguça o interesse do leitor para os seguintes.

Após Cuxhaven, Abel Salazar ruma a Hamburgo e, de seguida, a Berlim. Visita também outras cidades, como Postdam e Dresden. À medida que vai passando, vai registando, em desenhos, o quotidiano dos locais em contextos diversos, à semelhança dos registos já efetuados a bordo do “Cap Blanco” ou do expresso para Hamburgo-Berlim.

No segundo capítulo, após as “primeiras impressões”, aborda tópicos como a “boémia berlinesa”, o “exotismo nórdico” ou “a apoteose imperial”.

Reprodução de um postal enviado por Abel Salazar à sua irmã. [p. 196 do livro]. (Foto: U.Porto Press)

O terceiro e último capítulo da obra é reservado às visitas de Abel Salazar a Madrid, Bélgica e Holanda.

Para além dos escritos, a U.Porto Press acrescentou à publicação diversos desenhos, postais enviados por Abel Salazar à mãe e à irmã e outros documentos relativos a estas viagens.

Esta publicação está disponível na loja online da U.Porto Press, com um desconto de 10%.