Mais de 4.000 novos estudantes vão inscrever-se na Universidade do Porto a partir de segunda-feira. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A Universidade do Porto domina a tabela dos cursos com as médias mais altas no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2019/2020, com três cursos entre os cinco primeiros e nove no top 20 das classificações – mais do que qualquer outra instituição do país.

Bioengenharia (186,5 valores), Engenharia e Gestão Industrial (186,5), Medicina do ICBAS (185,0), Medicina da FMUP (182,7), Línguas e Relações Internacionais (179,0), Engenharia Mecânica (178,5), Engenharia Informática e Computação (178,3), Gestão (178,0) e Arquitetura (177,0) são os nove cursos da Universidade do Porto que preenchem quase metade da lista dos 20 ciclos de estudo com as mais altas notas de entrada no Ensino Superior.

De facto, a U.Porto é a universidade portuguesa com a mais alta classificação média de acesso, com 161,2 valores para a classificação média ponderada do último colocado dos seus 52 cursos de licenciatura e doutoramento. Uma subida de dois pontos em relação à média de 159,0 conseguida em 2018 e consideravelmente mais alta que os 156,2 valores da Universidade Nova de Lisboa, a instituição que ocupa o segundo lugar desta lista.

Universidade mais procurada em Portugal

Estes números são também reflexo da alta taxa de procura registada pela Universidade do Porto nesta primeira fase do Concurso Nacional de Acesso. Com um total de 6.999 candidatos em primeira opção para apenas 4.031 vagas, a U.Porto teve em média 1,74 candidatos para cada uma das suas vagas, valor apenas igualado entre as universidades portuguesas pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Na verdade, apenas um dos 52 ciclos de estudo da Universidade do Porto ficou com vagas sobrantes para a segunda fase do concurso, com a particularidade de ser o recém-criado curso de Engenharia Geospacial da FCUP, cuja oficialização aconteceu apenas a dias da abertura das candidaturas.

Assim, a Universidade do Porto terminou esta primeira fase do Concurso Nacional de Acesso com uma das mais altas taxas de preenchimento de vagas do país (99,8%), registando 4.024 estudantes colocados para as 4.031 vagas disponibilizadas.

Contudo, de acordo com as próprias estimativas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Universidade do Porto deverá receber neste ano letivo 5.832 novos estudantes de licenciatura e mestrado integrado, quando aos estudantes agora colocados se somam aqueles que se irão inscrever através de outros concursos, incluindo reingressos, mudanças de cursos, concursos locais, e, muito particularmente, o concurso especial para estudantes internacionais. O Ministério estima que 1.817 estudantes irão inscrever-se na Universidade do Porto através destes outros mecanismos de acesso ao Ensino Superior.

Boas-vindas a 11 de setembro

Sessão de Rececção aos Novos Alunos 2018 da Universidade do Porto, que decorreu no dia 13 de Setembro de 2018, no Largo dos Leões, em frente á reitoria da UP, no Porto

A festa de receção dos novos estudantes da U.Porto vai realizar-se a 11 de setembro, junto à Reitoria.

Os novos estudantes, incluindo os de mestrado e de doutoramento, vão receber as boas-vindas à Universidade do Porto já na próxima quarta-feira, 11 de setembro, a partir das 14h30, na festa de receção aos novos estudantes que irá decorrer na Praça Gomes Teixeira, em frente ao edifício da Reitoria.

Durante toda a tarde, os novos membros da comunidade U.Porto vão poder celebrar a sua chegada à Universidade numa festa com muita música, animação e presentes de boas-vindas, desenhada para facilitar a sua integração na universidade e na cidade. Para isso, a U.Porto conta com a colaboração de várias instituições do Porto que irão conceder aos novos estudantes entrada gratuita nos principais monumentos e espaços culturais da cidade ao longo dos quatro dias seguintes.