Para assinalar os 50 Anos do 25 de abril, no âmbito da programa “Mais do que Casas, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) organiza o programa “Mais do que casas: liberdade, pluralidade, prospetiva que reúne mais de 600 estudantes, docentes e investigadores num workshop de arquitetura durante 14 dias. A iniciativa inclui um conjunto de conferências, mesas-redondas, debates, apresentações, concertos e filmes abertos ao público em geral.

O programa “Mais do que Casas”, integrado nas Comemorações Oficiais dos 50 Anos do 25 de abril, é uma iniciativa do Conselho Executivo da FAUP – composto por João Pedro Xavier, Teresa Calix, Clara Pimenta do Vale, Filipa de Castro Guerreiro e José Pedro Sousa – com curadoria dos arquitetos Teresa Novais e Luís Tavares Pereira.

A iniciativa reúne as Escolas de Arquitetura, Arquitetura Paisagista, Belas Artes e Engenharia em Portugal no intuito de contribuir com uma reflexão crítica e propositiva sobre os desafios contemporâneos da habitação e do espaço público.

Liberdade, Pluralidade, Prospetiva

A concretização do desafio proposto às Escolas materializa-se na FAUP com a iniciativa “Mais do que Casas: Liberdade, Pluralidade, Prospetiva”, sob coordenação de Luís Soares Carneiro com Marta Rocha e André Santos.

Tendo como referência a experiência do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) no Porto, na qual os estudantes e professores do curso de Arquitetura participaram ativamente, é organizado um workshop de 14 dias em que mais de 600 estudantes (FAUP, FBAUP, FCUP e FLUP), docentes e investigadores de várias áreas disciplinares, se organizam em 44 ‘brigadas’ para projetar o que poderá ser o futuro da habitação nos próximos 50 anos.

O espaço e os lugares ao longo dos 17 quilómetros da ‘Estrada da Circunvalação’, no Porto, constituem o contexto proposto para debater e projetar respostas para os inúmeros problemas da habitação e pensar esta infraestrutura como oportunidade para a cidade futura.

Abril na FAUP

A iniciativa “Mais do que Casas: Liberdade, Pluralidade, Prospetiva” arranca a 8 de abril com a conferência inaugural – intitulada “Três Tempos” – a cargo do professor a arquiteto Alexandre Alves Costa, e apresentação de José Miguel Rodrigues.

Nuno Brandão Costa, apresentado por Graça Correia, vai proferir a segunda conferência – “Mais Casas Projecto e Obra” – marcada para 18 de abril, às 17h30. O programa encerra no dia 24 de abril, pelas 17h30, com uma conferência Gonçalo Byrne, que será apresentado por Rui Ramos.

O SAAL – Serviço de Apoio Ambulatório Local dá, por sua vez, mote à conferência “O SAAL: Antes e Agora” (9 de abril, 17h30), com a participação de Ana Alves Costa, Ana Catarina Costa e José Alberto Lage; e à mesa-redonda ‘O Tempo do SAAL’ (10 de abril, 17h30) que reúne alguns dos seus protagonistas: Alexandre Alves Costa, Domingos Tavares, Sergio Fernandez, Pedro Ramalho, Manuel Correia Fernandes, Carlos Guimarães e Marta Oliveira, numa sessão moderada pela jornalista Ana Sousa Dias.

A mesa-redonda ‘Projeto, Teoria e Crítica em 20 Arquitectos Ibéricos, 1950-1989’ (11 de abril, 17h30) vai juntar Joaquim Moreno (FAUP), Pedro Baía (FAUP, Da/UAL, Lab2PT), Inês Lima Rodrigues (Dinâmia’cet-ISCTE), Rute Figueiredo (CEAA-ESAP, Da/UAL), com moderação de Tiago Lopes Dias.

A cidade é o tema das últimas duas mesas-redondas. “Cidade e Futuro” (16 de abril, 17h30) reúne Teresa Cálix (FAUP), Paulo Farinha Marques (FCUP), Luís Carvalho (FEP), Irandina Afonso (FLUP), Vítor Oliveira (FEUP), Bruno Giesteira (FBAUP) e Álvaro Domingues (FAUP), na moderação. Por sua vez, na “Cidade e Habitação” (17 de abril, 17h30) participam Pedro Baganha e Filipa Roseta, vereadores das Câmaras Municipais do Porto e de Lisboa, respetivamente, Filipa Serpa, Vice-Presidente do Conselho DIretivo do IHRU, Avelino Oliveira, Presidente da Ordem dos Arquitectos, Nuno Sampaio, Diretor da Casa da Arquitectura, e Valdemar Cruz, na moderação.

No que refere ao cinema, vão ser exibidos os filmes “Os Verdes Anos” de Paulo Rocha, com apresentação de Luís Urbano (8 de abril, 17h30), e “A Nossa Terra, o Nosso Altar” (15 de abril, 17h30), de André Guiomar que fará uma introdução ao documentário.

A apresentação final dos trabalhos decorre entre 22 e 24 de abril. A crítica será realizada por antigos estudantes da FAUP que atualmente são docentes, investigadores ou projetistas e ou antigos estudantes erasmus: Alice Clanet-Hallard (Paris), Alziro Neto (Rio de Janeiro), Adelino Magalhães (Madrid), Duarte Santo (EUA), Giacomo Gallo (Amesterdão), Godofredo Enes Pereira (Londres), Ivo Barão (Suíça), Marta Mendonça (Paris), Nuno Fontarra (Amesterdão), Nuno Melo Sousa (Mendrisio), Pedro Campos Costa (Milão) e Patrícia da Silva (Mendrisio).

Na música, o quarteto Pedro Molina apresenta um concerto de jazz (12 de abril, 17h30) com Pedro Molina, no contrabaixo e composição, Gonçalo Ribeiro, na bateria, Miguel Meirinhos, ao piano, e Filipe Dias, na guitarra. Há também o FAUP Test com dispersos por vários dispersos por vários palcos (19 de abril, a partir das 19h00) e sets de Música e degustação de vinhos (22, 23 e 24 de abril, 19h00).

A Associação de Estudantes da FAUP/Coletivo Parte participa neste programa com o ciclo de conversas à hora de almoço ‘Comensalidades’, que cruza diferentes temas entre estudantes e convidados: Ana Alves Costa, Marta Oliveira, Teresa Novais e Luís Tavares Pereira, André Guiomar, ‘Habitação Hoje!’, Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura,  Edgar Brito e Ana Pontes, Guida F. Marques e Pedro Bandeira.

O arquiCoro encerra todo o programa com ‘Grândola Vila Morena’.