É um curso com uma vantagem única no país. Com óculos de realidade virtual e equipamentos de realidade aumentada, os estudantes de Arquitetura Paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) usam estas e outras tecnologias para melhor projetarem e desenharem jardins e espaços públicos. Os resultados estão à vista: em apenas 48 horas, entre os dias 11 e 13 de abril, apresentaram propostas para o Largo Tito Fontes, na cidade do Porto, junto à Porto Innovation Hub.

Assim foi o “Urbanscape“, a segunda edição de uma iniciativa distinguida pela Universidade do Porto, com o Prémio Prática Pedagógica Inovadora, em 2023, que despertou o interesse e conquistou o apoio da Câmara Municipal do Porto.

O repto foi lançado aos estudantes da licenciatura e do mestrado em Arquitetura Paisagista. “Quinze minutos depois de ter aberto as inscrições já tinha 40 inscritos”, comentou, orgulhoso, José Miguel Lameiras, arquiteto paisagista e diretor da Licenciatura em Arquitetura Paisagista da FCUP, responsável por este evento.

A verdade é que este hackathon que conjuga arte, ciência e tecnologia entusiasmou todos. Não só os 55 estudantes que se inscreveram e os professores, mas também a Diretora da FCUP, Ana Cristina Freire e o vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo. Ambos estiveram presentes na inauguração do “Urbanscape“, no Porto Innovation Hub, e não pouparam elogios ao trabalho realizado.

Ana Cristina Freire mostrou-se “deslumbrada” com os trabalhos apresentados na primeira edição “Innerscape”, que propôs soluções para o jardim interior no edifício FC6 da FCUP, agora compilados em livro e apresentados no evento. “A inovação não deve ficar dentro de portas e temos aqui uma oportunidade para chegar à sociedade”, destacou.

Já Filipe Araújo aproveitou para destacar “o trabalho imenso” realizado por arquitetos paisagistas da FCUP na cidade invicta e a oportunidade para a cidade do Porto, “um verdadeiro laboratório”, que surge a partir deste tipo de atividades.

Na visão de José Miguel Lameiras, “a academia, por meio de iniciativas como o Urbanscape, proporciona um laboratório vivo onde teorias e técnicas da Arquitetura Paisagista podem ser exploradas, testadas e refinadas em colaboração direta com a comunidade e os gestores urbanos. Esta parceria enriquece o processo de aprendizagem, garantindo que os futuros arquitetos paisagistas estejam bem equipados com conhecimentos e habilidades pertinentes às necessidades reais das cidades”.

E as melhores propostas foram…

Os futuros arquitetos paisagistas formados na FCUP estão na posse de um conjunto de competências avançadas ao nível do projeto apoiado por modelos digitais tridimensionais, com simulação avançada da modelação do terreno e da estrutura verde, podendo simular as suas ideias de transformação da paisagem urbana, ao nível do olho humano, através de sistemas de realidade virtual

Com estas tecnologias, e a trabalhar em grupos que misturavam, intencionalmente, estudantes de licenciatura e de mestrado, com tutoria de alumni do curso, surgiram 10 propostas após dois dias intensos: um no Porto Innovation Hub e dois na FCUP.

Estes trabalhos tiveram de atender a princípios basilares de sustentabilidade, função, ecologia, estética, integração social. Foram, também, desenvolvidas propostas capazes de promover a infiltração de águas pluviais, atenuação de temperaturas de ponta e resiliência climática.

Em primeiro lugar, ficou “O Laço da Trindade“, proposta apresentada pelos estudantes Daniel Volodin, do 2.º ano da licenciatura em Arquitetura Paisagista, Sérgio Rodrigues e Rita Raimundo, do 3.º ano, e Luís Castro, do 1.º ano do mestrado em Arquitetura Paisagista, orientados pelo tutor Pedro Vila Verde.

(Foto: SICC.FCUP)

O segundo prémio foi entregue à proposta “Tangram Garden“, da autoria dos estudantes Diogo Silva, do 2º ano da licenciatura, Pedro Santos e Marta Dias, do 3º, e Léon Hertz, do 1º ano de mestrado, orientados por Mariana Queiroz.

(Foto: SICC.FCUP)

Já o “3rd Nature Puzzle“, apresentado por Ana Gabriela Andrade, do 2.º ano, Marta Ferreira e Tatiana Castro, do 3.º, e Diogo Lopes, do 1.º ano do mestrado, com tutoria de Emanoele Colling, conquistou o 3.º lugar.

(Foto: SICC.FCUP)

A história de uma maratona

A ideia partiu dos docentes da FCUP José Miguel Lameiras, Isabel Silva e David Campos. Dinamizada a 16 e 17 de dezembro de 2022, a primeira maratona de Arquitetura Paisagista, “Innerscape”, teve lugar na Faculdade de Ciências, contou com a participação de 30 estudantes do curso e resultou em nove trabalhos que consistiram num conjunto de soluções inovadoras e amigas do ambiente para um dos espaços da faculdade.

A iniciativa conquistou o Prémio “Prática Pedagógica Inovadora” 2023 inserido no Programa Inovação educativa na Universidade do Porto. O prémio PPI visa promover a melhoria dos modelos educativos aplicados aos ciclos de estudos e aos cursos e/ou unidades não conferentes de grau, contribuindo para a inovação do seu contexto pedagógico.

Vêm aí novas edições com um conceito multidisciplinar

José Miguel Lameiras não quer ficar por aqui. Já tem um conjunto de ideias para as próximas edições e lançará o repto para a participação de estudantes de outras faculdades da Universidade do Porto, como a Faculdade de Arquitetura e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação. “Juntos somos mais fortes”, enfatiza o professor da FCUP.

De futuro, esperam-se, depois destas duas edições, iniciativas ligadas ao clima, como o “Climatescape” ou à alimentação, como o “Foodscape”.