Os estudantes que acabam de ser colocados na Universidade do Porto na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior vão este ano realizar o seu processo de matrícula exclusivamente através da Internet, no site www.up.pt.pt/matriculas.

As matrículas para o ano letivo 2020/2021 arrancam às 10h00 desta segunda-feira, 28 de setembro, e prolongam-se até às 15h00 de 2 de outubro (sexta-feira).

Ainda que semelhante ao de anos anteriores, o processo de matrícula foi então reimplementado pelos serviços da UPdigital de modo a poder ser realizado inteiramente online, e não presencialmente. Trata-se de uma medida inédita e que, em tempos de pandemia, tem como objetivo eliminar ajuntamentos desnecessários junto dos serviços académicos das 14 faculdades da U.Porto.

Como tal, terão de ser os próprios estudantes a fazer upload da sua fotografia e outros documentos no sistema SIGARRA, que habitualmente eram recolhidos no local pelos Serviços Académicos das diferentes faculdades.

A grande maioria dos Serviços Académicos estarão, contudo, ao dispor para tirar dúvidas dos estudantes em tempo real, por telefone, e-mail ou via chat. Os contactos estarão indicados no próprio site das matrículas.

Arranque das aulas uma “prenda” para os novos estudantes

As aulas para os estudantes de primeiro ano das licenciaturas e mestrados integrados da U.Porto vão arrancar na semana seguinte, a partir de 6 de outubro, terça-feira.

Antes disso, os novos estudantes estão convidados a participar no vasto programa de atividades online que, de 28 de setembro a 2 de outubro, irá dar a conhecer aos novos estudantes a Universidade, as suas faculdades e os seus grupos e associações académicos.

Os estudantes de primeiro ano da U.Porto vão ter ainda a oportunidade de receber um kit de boas-vindas à Universidade, composto por uma t-shirt, um tote bag, uma capa e uma pulseira que garante o acesso privilegiado a espaços e museus da cidade do Porto e uma semana de utilização gratuita do programa UPFit.