Arrancam às 21h00 desta sexta-feira, dia 19 de maio, as inscrições para a 17.ª edição da Universidade Júnior, o programa que, durante os meses de verão, vai abrir as portas das salas de aula e laboratórios da Universidade do Porto a mais de 6.000 alunos do ensino básico e secundário (do 5.º ao 11.º ano de escolaridade).

De regresso ao formato pré-pandemia, a edição deste ano do maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário tem início a 3 julho e vai prolongar-se até setembro ao final da primeira semana de setembro (ver programa). Com ela traz mais de 130 atividades, a decorrer nas 14 faculdades da U.Porto e num conjunto alargado de entidades parceiras.

À semelhança das edições anteriores, o programa da Universidade Júnior 2023 abarca atividades destinadas a diferentes faixas etárias e planeadas com o objetivo de dar a conhecer as múltiplas áreas de estudo lecionadas na melhor universidade portuguesa.

Para os mais novos, do 5.º ao 6.º ano, o programa “Experimenta no Verão” propõe uma aventura à descobertas das diferentes áreas científicas, através de pequenos “cursos” diários disponibilizados em cinco programas distintos, ao longo de uma semana.

Para os alunos do 7.º e 8.º ano, a U.Jr tem destinadas as “Oficinas de Verão”, cada uma composta por cinco pequenas atividades ligadas às áreas das Ciências, Engenharia, Letras, Belas Artes, Desporto, entre outras. Caso já tenham uma área de interesse definida, os participantes desta faixa etária podem ainda optar por uma das quatro Oficinas Temáticas, todas elas dedicadas a um tema específico.

Serão precisamente estes programas (destinados a alunos do 5.º ao 8.º anos de escolaridade) os primeiros a abrir inscrições a 19 de maio. Três dias depois, a 22 de maio, e também às 21h00, abre a “corrida” Verão em Projeto, o programa em que oferece aos alunos do 9.º ao 11.º ano a oportunidade de participar em projetos científicos na sua área científica de eleição.

A pensar nos futuros universitários que já estão a pensar nos cursos superiores em que poderão ingressar, o Verão em Projeto regressa esta ano com várias novidades. “E se eu fosse arquiteto…?” é o nome da nova atividade proposta pela Faculdade de Arquitetura (FAUP) aos futuros arquitetos. Já para os amantes de medicina, a Faculdade de Medicina tem preparada uma atividade que mostra os bastidores da série Anatomia de Grey.

“O que fazem os criminólogos?” é o mistério que vai ser resolvido na Faculdade de Direito (FDUP). Os aspirantes a cientistas terão, por sua vez, a oportunidade de compreender um pouco mais sobre Biologia Molecular e Biotecnologia na Faculdade de Ciências (FCUP). Já o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) desafia os jovens cientistas a “vestir a bata” no Laboratório da Bioquímica.

Contudo, é a Faculdade de Letras aquela que apresenta mais novidades. Entre uma viagem ao Porto do século XIX, uma passagem pela Oficina de Legendagem e uma semana a imaginar como será o Porto em 2100, o programa deste ano conta com muitas surpresas para os estudantes de Humanidades.

Desde 2005, a Universidade Júnior já recebeu perto de 70 mil participantes. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Um vislumbre do futuro

O programa geral da Universidade Júnior não fica completo sem a Escola de Línguas, o programa quinzenal em que os participantes (alunos do 5.º ao 11.º ano) podem aprender uma de várias línguas à sua escolha (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Japonês e Línguas clássicas – Latim e Grego).

Também esta sexta-feira, abrem as candidaturas às quatro Escolas de Introdução à Investigação, destinadas exclusivamente a estudantes do ensino secundário e a decorrer maioritariamente em setembro.

Nestas escolas, os alunos são desafiados a vestir a pele de cientistas através da integração em grupos de investigação e da participação num programa intensivo de seminários e atividades práticas. No final, devem apresentar os resultados do projeto em que trabalharam ao longo da semana.

As primeiras escolas a arrancar serão a Escola de Química e Bioquímica (10 a 14 de julho) e a Escola de Verão de Física (27 de agosto a 1 de setembro), ambas destinadas a todos os jovens do 10.º ao 12.º ano de escolaridade.

Já em setembro, as propostas incluem a Escola de Ciências da Vida e da Saúde (4 a 9 de setembro), destinada a alunos do 10.º e 11.º ano, e a Escola de Verão de Matemática (4 a 8 de setembro), que alberga todos os jovens do ensino secundário.

Estas escolas são acessíveis apenas por candidatura, sendo que a seleção dos participantes é feita de acordo com os (bons) resultados escolares.

Universidade Júnior 2022 (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Inscrições e alojamento na Universidade Júnior 2023

A inscrição nos diferentes programas da Universidade Júnior 2023 (ver calendário completo) implica um registo prévio no portal do evento e tem um custo de 110 euros por semana (com a exceção das Escolas de Introdução à Investigação, cujo valor pode variar), o qual inclui o seguro escolar, os materiais das atividades e o almoço.

Para os alunos residentes em locais mais distantes da cidade do Porto, a U.Porto disponibiliza ainda um programa de alojamento que permite a estes participantes pernoitar durante toda a semana na Invicta.

Neste caso, os “juniores” ficam alojados nas camaratas militares da Escola Prática de Transmissões, sendo permanentemente acompanhados por monitores de uma empresa especializada que garante a supervisão e ocupação dos tempos livres.

O alojamento tem um custo adicional de 130 euros/semana e inclui as deslocações entre o local de alojamento e as faculdades ou unidades de investigação, a realização de atividades suplementares e as refeições do jantar e pequeno-almoço.

Graças às parcerias estabelecidas entre a Universidade do Porto com diversas Câmaras Municipais de todo o país, várias autarquias oferecem aos seus jovens munícipes diferentes tipos de apoio para participarem na Universidade Júnior. Este apoio pode incluir o custeamento da inscrição e/ou do alojamento, bem como o transporte diário dos jovens entre o Porto e o seu concelho de residência.

Para mais informações, consultar a página da Universidade Júnior.