Três anos depois, a Universidade do Porto vai voltar a aproveitar os meses de verão para abrir as portas das suas salas de aula e laboratórios a mais de 3000 alunos do ensino básico e secundário. As inscrições para a Universidade Júnior (U.Jr) 2022 abriram os dias 6 de junho (programas destinados a alunos do 5.º ao 8.º anos de escolaridade) e 7 de junho (para alunos do 9.º ao 11.º anos).

Para a edição deste ano, mais curta do que o habitual, a U.Porto preparou duas semanas de atividades (18 a 22 de julho e 25 a 29 de julho), a decorrer nas diferentes faculdades da Universidade e num conjunto alargado de entidades parceiras (i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto, Porto Business School, Centro Ciência Viva de Vila do Conde, Museu da Alfândega, Visionarium – Multimeios de Espinho, Parque Biológico de Gaia, Museu Futebol Clube do Porto, ou ESEP – Escola Superior de Enfermagem do Porto).

À semelhança das edições anteriores, os alunos do 5.º e 6.º ano de escolaridade têm à sua disposição o Experimenta no Verão, um programa onde os mais jovens participantes da “Universidade Júnior” podem experimentar durante toda a semana atividades em várias áreas científicas, através de pequenos “cursos” diários disponibilizados em cinco programas distintos. 

Para os alunos do 7.º e 8.º anos estão destinadas as Oficinas de Verão. Este programa inclui três oficinas, cada uma composta por cinco pequenas atividades ligadas às áreas das Ciências, Engenharia, Letras, Belas Artes, Desporto, entre outras. Os participantes da mesma faixa etária, mas que já tiverem uma área de interesse selecionada, poderão ainda optar por uma das quatro Oficinas Temáticas, todas elas dedicadas a um tema específico.

Já os alunos que frequentam o 9.º, 10.º ou 11.º anos de escolaridade são desafiados, através do Verão em Projeto, a participar num verdadeiro projeto científico na área de estudo que mais interesse lhes desperta, com projetos em quase todas as áreas do conhecimento.

O programa geral da Universidade Júnior fica completo com a Escola de Línguas, destinada a todos os alunos do 5.º ao 11.º ano. A decorrer na Faculdade de Letras (FLUP), este programa dá aos participantes a oportunidade de aprenderem várias línguas estrangeiras à sua escolha.

Os mais de 3 mil participantes esperados na Universidade Júnior 2022 vão viver duas semanas repletas de atividades. (Foto: U.Porto)

Escolas para futuros cientistas

Os alunos mais velhos (10.º ao 12.º ano) têm ainda à sua disposição um conjunto de escolas temáticas de introdução à investigação, a decorrer entre julho e setembro, e acessíveis apenas por candidatura.

 “À descoberta das engenharias” é a proposta que a Faculdade de Engenharia (FEUP) lança a todos os alunos do 10.º ao 12.º que pretendam explorar o “fascinante mundo da engenharia” durante a segunda quinzena de julho.

Segue-se a Escola de Verão de Física, uma iniciativa que, de  28 de agosto a 2 de setembro, vai desafiar os “Einstein juniores” (10.º e 11.º ano) a passar uma semana em trabalho intenso, assistindo a cursos, a palestras e desenvolvendo um projeto científico nos espaços do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP). Neste caso, as candidaturas já se encontram abertas.

Já a Escola de Verão de Matemática  e a Escola das Ciências da Vida e da Saúde destinam-se a alunos do 10.º e 11.º ano e terão lugar  de 5 a 10 de setembro.

A participação nestas escolas está dependente dos bons resultados escolares do aluno, embora os critérios de seleção variem de programa para programa.

Inscrições e alojamento na Universidade Júnior 2022

A inscrição nos diferentes programas da Universidade Júnior 2022 (ver calendário completo) tem um custo de 100 euros por semana (com a exceção das Escolas de Introdução à Investigação onde o valor pode variar) e inclui o seguro escolar, os materiais das atividades e o almoço.

Para os alunos residentes em locais mais distantes da cidade do Porto, a U.Porto disponibiliza ainda um programa de alojamento que permite a estes participantes pernoitar durante toda a semana na Invicta.

Neste caso, os “juniores” ficam alojados nas camaratas militares do Regimento de Transmissões, sendo permanentemente acompanhados por monitores de uma empresa especializada que garante a supervisão e ocupação dos tempos livres.

O alojamento tem um custo adicional de de 120 euros/semana e inclui as deslocações entre o local de alojamento e as faculdades ou unidades de investigação, a realização de atividades suplementares e as refeições do jantar e pequeno-almoço.

Graças às parcerias que a Universidade do Porto estabeleceu com diversas Câmaras Municipais de todo o país, várias autarquias oferecem aos seus jovens munícipes diferentes tipos de apoio para participarem na Universidade Júnior. Este apoio pode incluir o custeamento da inscrição e/ou do alojamento, bem como o transporte diário dos jovens entre o Porto e o seu concelho de residência.

Mais informações