Encontram-se abertas, até ao dia 11 de junho de 2023, as candidaturas à Escola de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), uma iniciativa integrada na Universidade Júnior 2023 e aberta a estudantes do Ensino Secundário interessados em participar numa equipa de investigação que trabalha para resolver alguns dos maiores desafios do nosso planeta.
“A Química e a Bioquímica desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida e na sustentabilidade do planeta. Com áreas de investigação muito diversas, contribuem para a produção de novos materiais, desenvolvimento de tecnologias verdes e energias renováveis, conceção de novos medicamentos, melhoria da qualidade alimentar, promoção da agricultura sustentável e conservação de recursos naturais”, pode ler-se na página do evento que vai decorrer de 10 a 14 de julho.
Assim, sob o lema “Química e Bioquímica: Diversidade, Modernidade e Sustentabilidade”, os participantes poderão explorar o poder da Ciência e Tecnologia e descobrir como estas áreas podem ajudar a criar um futuro mais sustentável para todos.
Como candidatar-se?
A Escola de Química e Bioquímica destina-se a estudantes que, no presente ano letivo, frequentam o Ensino Secundário (10.º ao 12.º ano).
Para a candidatura, é necessária uma carta de motivação, uma carta de recomendação do professor de Físico-Química, preenchida de acordo com o modelo disponível para download e a digitalização do boletim de notas do 2.º período do corrente ano letivo, carimbado pela escola que o estudante frequenta.
A seriação e seleção dos candidatos será efetuada com base na carta de motivação e na restante documentação apresentada.
A propina de inscrição para participação na Escola é de 60 euros (inclui almoços, lanches, materiais didáticos e atividades suplementares).
Toda a informação está disponível na página da Universidade Júnior.