Quase 5.200 crianças e jovens, dos 11 aos 17 anos de idade, vindos de todo o país e até do estrangeiro, escolheram passar as suas férias de verão na “Universidade Júnior”. O maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário decorre ao longo de todo o mês de julho, em mais de 25 faculdades, unidades de investigação e instituições parceiras da Universidade do Porto.

Os participantes da “Universidade Júnior” têm a oportunidade de experimentar, de uma forma informal e descontraída, diferentes áreas do saber – da ciência, às artes, línguas, desporto, entre outros – que poderão encontrar no seu futuro curso universitário. Acompanhados por mais de 400 monitores da U.Porto, os 5.200 “Júniores” têm a oportunidade de aprender a anatomia do corpo humano, a programar um videojogo, a falar a japonês ou latim, a construir casas ao estilo minecraft, a fazer escultura ou a pintar, a explorar as lendas da cidade do Porto ou até a experimentar um verdadeiro projeto de investigação laboratorial.

A partir de protocolos de colaboração estabelecidos com 35 municípios, a “Universidade Júnior” atrai participantes de todo o país, desde Caminha a Albufeira, incluindo Funchal e Ponta Delgada. A estes juntam-se participantes vindos da Alemanha, Brasil Canadá, Estados Unidos da América, França, Itália ou Senegal, que escolhem aproveitar as férias de verão em Portugal para conhecer a Universidade do Porto.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.