Depois de quatro semanas intensivas de atividades, a Universidade Junior 2023 vai fazer uma pausa para férias em agosto. Mas nem por isso estará parada. De 31 de julho a 1 de setembro, o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário vai instalar-se em vários espaços da Universidade e da cidade do Porto, levando consigo um programa alargado de atividades destinadas a crianças entre os 6 e os 12 anos que apreciam a natureza e se interessam pelo conhecimento.

Em época de férias para muitas famílias, a proposta desta «mini-UJr» apresenta um programa alargado de atividades – sobretudo ao ar livre – que atravessam várias áreas do conhecimento, desde as Ciências às Artes, passando pelo Ambiente, Botânica, Biologia, Geologia, Química e Astronomia.

A primeira semana decorre de 31 de julho a 4 de agosto, no Instituto Geofísico da U.Porto e desafia os participantes a explorar um pouco mais sobre a história daquele património da Universidade. Pelo meio, os meteorologistas de palmo e meio vão poder “mergulhar numa história de mistério e espionagem”, ” construir um comedouro sustentável” ou de vestir a pela de um “Cientista por um dia”.

Nas semanas de 7 a 11 de agosto e de 14 a 18 de agosto, o palco da Júnior muda-se para o World of Wine Porto (WOW), espaço onde os “juniores” vão poder assistir a “erupções coloridas”, desvendar os “segredos das plantas”, montar “legos em movimento” ou participar numa viagem “do passado ao futuro” do Porto.

As duas últimas semanas (21 a 25 de agosto e 28 a 1 de setembro) decorrem no Instituto Pernambuco – Porto e na Faculdade de Desporto da U.Porto. Nesta última, não faltarão opções para “pôr a mexer” os participantes. O programa inclui demonstrações de Bubble football, lutas de pistolas e balões e água, uma caça ao tesouro, entre outras atividades que prometem ajudar a “libertar o excesso de energia”, mas também a “desenvolver a autoestima e promover o trabalho em equipa”.

Já no Instituto Pernambuco, os “juniores” vão, por exemplo pintar e esculpir a natureza com recursos a terra, erva, folhas, café, vinho, entre outros materiais que ela nos dá. Pelo meio, terão a oportunidade de criar fantoches a partir das “Personagens de Sophia”. As mesmas que, ao longo de uma semana, vão subir ao palco da Oficina de Teatro inspirada no conto “A Floresta” de Sophia Mello Breyner Andresen.

As várias oficinas disponíveis serão orientadas por monitores qualificados e vão decorrer entre as 9h30 e as 17h30.

O preço de inscrição é de 22 euros/dia (90 euros/semana) e inclui seguro e materiais. Por razões de segurança, as refeições (almoço e lanches) são da responsabilidade dos participantes.

Mais informações e inscrições aqui.