A conferência “Dieta Mediterrânica – Definição, relação com saúde e adesão” realiza-se no dia 23 de novembro, na Reitoria da Universidade do Porto. (Foto: DR)

Durante sete dias, entre 19 e 25 de novembro, todos os caminhos vão dar a Itália. A Semana da Cozinha Italiana no Mundo, promovida pelo Governo Italiano, celebra-se em mais de 150 países, entre os quais Portugal. A iniciativa chega também à Reitoria da Universidade do Porto, no dia 23 de novembro, sexta-feira, às 09h30, com a conferência “Dieta Mediterrânica – Definição, relação com saúde e adesão”.

Aberta a todos os interessados, a sessão vai juntar especialistas nacionais e internacionais para pensar nos benefícios desta recomendação nutricional, inspirada originalmente nos padrões de dieta da Grécia, Sul de Itália, França, Espanha e Portugal.

Do painel de oradores destaca-se, entre outros, o nome de Sara Rodrigues, professora da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP) e uma das coordenadoras do projeto de criação da Roda da Alimentação Mediterrânica, lançada pela Direção Geral da Saúde para promover uma alimentação saudável junto do população. Esta docente da U.Porto será responsável pela sessão “Dieta Mediterrânica: ainda existe?”.

Já o médico Cláudio Pulcini, nascido em Roma e que vive atualmente no Porto, falará sobre as “Afinidades do património alimentar mediterrânico entre Portugal e Itália”.

Entre degustações, workshops, demonstrações, conferências, a Semana da Cozinha Italiana no Mundo passa pelas cidades do Porto, Lisboa e Loulé. Em Portugal, as iniciativas são da responsabilidade da Embaixada de Itália em Portugal, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Câmara de Comércio Italiana para Portugal, e associação ASCIP – Dante Alighieri do Porto, contando ainda com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa.