Identificar anticorpos que permitam a deteção precoce e, consequente tratamento de encefalites autoimunes é o objetivo principal do projeto de doutoramento vencedor da Bolsa de Doutoramento Nuno Grande (BDNG) 2023, atribuída pela família do professor e fundador do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, Nuno Grande, em parceria com a Fundação BIAL.

João Moura, autor do projeto, médico interno de Neurologia no Hospital Santo António e estudante do programa doutoral em Ciências Médicas do ICBAS, explica a aplicabilidade clínica do estudo premiado: “Este grupo de doenças é muito heterogéneo, com manifestações clínicas muito diferentes, pelo que é muito difícil de diagnosticar. Para além disso, existem doentes que são seronegativos (sem anticorpos associados ao quadro da doença), o que torna o processo diagnóstico mais difícil. Por isso, o nosso trabalho visa procurar e identificar novos anticorpos associados a esta patologia.”

As encefalites Autoimunes (EAI) são um grupo de doenças inflamatórias do cérebro, causadas pela produção de autoanticorpos contra antígenos neuronais, e caracterizadas por quadros de alteração do estado de consciência, défices cognitivos, sintomas psiquiátricos, crises epiléticas, e doenças do movimento, que podem levar a lesão irreversível ou morte se não tratadas adequadamente.

Apesar de ser uma doença rara, que afeta cerca de 14 pessoas por cada 100 mil habitantes, João Moura acredita que “pela dificuldade de deteção, pode existir um subdiagnóstico. Tanto que este projeto tem uma segunda vertente muito importante, porque vai permitir mapear e registar as encefalites autoimunes em Portugal.”

A BDNG, no valor de 25.000 euros, “constitui uma oportunidade única para desenvolver este trabalho, nomeadamente para tratar de todo o processo de implementação, recolha de dados e logística associada, uma vez que estão envolvidos cerca de 30 centros hospitalares”, conclui o jovem investigador.

Atribuída pela primeira vez em 2023, no âmbito das comemorações da Figura Eminente 2022 da Universidade do Porto, a Bolsa de Doutoramento Nuno Grande e tem como objetivo apoiar os trabalhos de investigação nas áreas das Ciências Fundamentais, nomeadamente aqueles que visam promover a aquisição de competências académicas diferenciadoras para o ensino da Medicina.

A entrega do prémio está agendada para o próximo dia 13 de maio, no âmbito das comemorações dos 49 anos do ICBAS.