A Roda dos Alimentos Mediterrânica evidencia os alimentos mediterrânicos mais relacionados com o padrão português. (Foto: DR)

A Direção Geral da Saúde (DGS) e o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), em colaboração com o Grupo de Acompanhamento para a Salvaguarda e Promoção da Dieta Mediterrânica, acabam de lançar a versão interativa da Roda dos Alimentos Mediterrânica, uma ferramenta criada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) para promover uma alimentação saudável junto do população portuguesa.

Liderada pelas docentes da FCNAUP Sara Rodrigues e Bela Franchini, a construção da Roda teve início em setembro de 2015 e contou com o apoio da Direção-Geral do Consumidor. O objetivo passava pela criação de um guia alimentar capaz de promover e valorizar a alimentação mediterrânica junto da população, salientando não só a componente alimentar, mas também os elementos inerentes ao seu estilo de vida.

São esses mesmos princípios que, meio ano após o lançamento do cartaz da Roda da Alimentação Mediterrânica, em junho de 2016, são agora recuperados numa versão interativa que explica de forma prática e visualmente atrativa os vários conceitos ligados ao padrão alimentar mediterrânico, tendo como base a Roda dos Alimentos Portuguesa.

Navegando nesta ferramenta pedagógica é também possível explorar os vários grupos de alimentos que compõem a nova Roda – não faltam o azeite (grupo dos óleos e gorduras) ou a couve galega (hortícolas), passando pela castanha ou a batata doce (cereais, tubérculos, frutos amiláceos), sardinha (carne, pescado, ovos e peixe), queijo (laticínios) e um espaço especial dedicado aos frutos gordos e vinho -, juntamente com o número de porções diariamente recomendadas.

A nova Roda dos Alimentos interativa foi pensada de modo a ser utilizada pelos profissionais da saúde e educação e disponibilizada em unidades de saúde, assim como para auxiliar os professores na abordagem ao tema em contexto de sala de aula.

A versão interativa encontra-se disponível em www.alimentacaosaudavel.dgs.pt e pode ser acedida gratuitamente.