Um “ano de trabalho intenso”, marcado por “importantes conquistas no domínio das prioridades da Comissão Europeia em matéria de digitalização e de inclusão”. É desta forma que Maria Joana de Carvalho, Vice-Reitora com os pelouros das Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto, faz o balanço da presidência da Universidade Porto à frente da European University Foundation (EUF), organização que ocupa um papel central no desenvolvimento do conhecido programa Erasmus.

Foi no início de janeiro de 2022 que a U.Porto assumiu a presidência do Steering Committee – o principal órgão diretivo – da EUF, ficando assim responsável por coordenar toda a atividade da organização sediada em Bruxelas e no Luxemburgo (conta ainda com escritórios em Barcelona e Budapeste) e composta por 70 instituições de ensino superior de 30 países.

“Apesar de ter de lidar com os enormes desafios trazidos pelo período pós-pandemia e pela guerra na Ucrânia, que afetou de forma significativa vários países e membros da rede, neste primeiro ano de mandato, a U.Porto liderou a retoma plena das atividades e dos projetos, com importantes conquistas no domínio das prioridades da Comissão Europeia em matéria de digitalização e de inclusão”, destaca Maria Joana de Carvalho.

Foi igualmente sob a Presidência da U.Porto que a EUF comemorou um “marco histórico”: o 10.º aniversário do projeto Erasmus sem Papel (EWP), uma iniciativa pioneira que permitiu que as universidades europeias passassem a trocar informações sobre estudantes de mobilidade de forma totalmente eletrónica. “Esta ideia, que nasceu há 10 anos sob a chancela da EUF, está hoje em plena implementação em toda a Europa e envolve mais de 5 mil Instituições de Ensino Superior”, frisa a Vice-Reitora.

Entre as dezenas de projetos implementados pela EUF inclui-se também o “Erasmus4 All”, um projeto coordenado pela U.Porto e que vai aplicar quase meio milhão de euros na promoção da inclusão no domínio da mobilidade académica. “Esperamos que esta prioridade possa ser um novo «filão» para marcar a diferença e a agenda europeia nos próximos anos”, antecipa Maria Joana de Carvalho.

Um momento para refletir o futuro… e celebrar o passado

O primeiro ano da presidência da U.Porto teve como ponto culminante o Council of Rectors (CoR) da EUF, evento que reuniu, no início de dezembro, em Varsóvia (Polónia), o “núcleo duro” da rede.

“O Conselho reúne anualmente as universidades fundadoras da rede e foi uma ocasião importante para uma reflexão sobre os resultados do trabalho conjunto e definição das grandes prioridades estratégicas da EUF para 2030″, revela Joana Carvalho.

Segundo a responsável, “este CoR foi também a rampa de lançamento para 2023, em que a EUF completa 20 anos, com a perspetiva de mais um ano de sucesso. Para isso, estamos já a trabalhar nas candidaturas vários novos projetos Erasmus+, muitos dos quais vão envolver a U.Porto e alguns parceiros EUGLOH”.

A primeira reunião do atual Steering Committee da EUF decorreu em janeiro de 2022, na Reitoria da U.Porto. (Foto: U.Porto)

Erasmus para todos

Fundada em 2003, sob a designação de Campus Europae, a EUF tem como missão contribuir para a modernização do ensino superior na Europa , através da implementação de projetos direcionados, sobretudo, para o fomento da mobilidade estudantil de alta qualidade.

Entre os princípios fundadores daquele organismo inclui-se o de que todos os estudantes devem ter a oportunidade de realizar mais do que um período de mobilidade durante o seu percurso académico, princípio esse que inspirou o “novo” Programa Erasmus+, lançado em 2013. “A EUF é o que chamamos de key-player. É um policy influencer que «reúne» diretamente com a Comissão Europeia”, explica Maria Joana de Carvalho.

Para além da U.Porto, única universidade portuguesa entre as 22 que integram o “núcleo” (core) da EUF, o atual Steering Comittee, eleito para um mandato de três anos, inclui também membros da Charles University – Univerzita Karlova (República Checa) e da Aristotle University of Thessaloniki – Aristotelio Panepistimio Thessalonikis (Grécia), num sistema de presidência rotativa. Depois de um ano na presidência, a U.Porto assumirá agora a vice-presidência do organismo nos próximos dois anos.

Note-se que entre os membros da EUF inclui-se também a Universidade de Alcalá (Espanha), uma das quatro que se preparam para aderir à European University Alliance for Global Health (EUGLOH), a “aliança europeia interuniversitária” da qual a Universidade do Porto é membro fundador, juntamente com as universidades de Paris-Saclay (França), Lund (Suécia), Ludwig-Maximilian de Munique (Alemanha) e Szeged (Hungria).