Numa altura em que vão sendo conhecidos os resultados da primeira call do novo programa Erasmus + (2021-2027), a Universidade do Porto já viu aprovadas as candidaturas à coordenação e participação em 22 projetos, cujo financiamento total ultrapassa os 19 milhões de euros.

Dos projetos já aprovados, e que serão liderados pela U.Porto, destacam-se três englobados na Ação-Chave 2 (KA2), direcionada para a a promoção de parcerias estratégicas e para o reforço da cooperação entre instituições congéneres na Europa, mas também noutros continentes.

Um desses projetos é o Erasmus 4 All (E4A) e, durante os próximos três anos, vai aplicar perto de meio milhão de euros na promoção da inclusão e da equidade no domínio da mobilidade académica.

Liderado pela Pró-Reitora Maria Joana de Carvalho, responsável pelos pelouros das Relações Internacionais, Cooperação Institucional e Desporto, o projeto tem como principal objetivo diminuir as assimetrias existentes entre os diversos países e cidadãos europeus no acesso a bolsas de mobilidade. Para isso, propõe-se a desenvolver uma nova fórmula de cálculo – baseada na realidade dos diversos países da UE e multifatorial – que permita criar um sistema mais justo e equitativo para todos.

Para além da U.Porto, o E4A conta com a colaboração de mais sete instituições parceiras. Entre elas incluem-se quatro universidades, a European Students’ Union, a Conferência dos Presidentes de Universidades francesas e a European University Foundation, organismo que, durante este ano, será presidido pela Universidade do Porto.

Os outros projetos KA2 coordenados pela U.Porto são dois mestrados conjuntos na área da engenharia e das humanidades. O programa Sustainable Design, Construction and Management of the Built Environment versa sobre as perspetivas de sustentabilidade relativas aos edifícios através do seu impacto no contexto urbano. Já o programa Transnational German Studies propõe uma viagem pela história cultural e literária da Europa, seguindo o fio condutor dos Estudos Alemães desde as suas raízes comuns na Idade Média até à atualidade.

Liderança nacional

A U.Porto viu igualmente aprovada a participação  em vários projetos no âmbito da Ação-Chave 1 (KA1), direcionada para a promoção da mobilidade individual para fins de aprendizagem. O destaque vai para os projetos Work4All e o Luso 2021, ambos coordenados pela Universidade.

Com estes resultados, a U.Porto assume-se como líder nacional em financiamento Erasmus+ no âmbito dos projetos para mobilidade individual (KA131). A Universidade é ainda a líder destacada nos novos Blended Intensive Programmes (BIPs) – com 19 aprovados na primeira call –  que vão envolver cerca de 400 formandos e 50 instituições de Ensino Superior europeias.

No total, estes projetos – que enquadram as “tradicionais” mobilidades Erasmus – vão permitir a atribuição de cerca de 1500 bolsas a estudantes e staff.

Com um orçamento próximo dos 28 mil milhões de euros, o “novo” programa Erasmus+ vai financiar projetos que tornem o programa mais inclusivo, que potenciem a transição ecológica e digital e que promovam a participação na vida democrática.