A Universidade do Porto foi a instituição eleita para presidir, durante o próximo ano, ao Steering Committee – o principal órgão diretivo – da European University Foundation (EUF), organização que tem assumido um papel central no desenvolvimento do conhecido programa Erasmus.

Fundada em 2003, sob a designação de Campus Europae, a EUF tem como missão contribuir para a modernização do ensino superior na Europa , através da implementação de projetos direcionados, sobretudo, para o fomento da “mobilidade estudantil de alta qualidade”. Entre os seus princípios fundadores inclui-se o de que todos os estudantes devem ter a oportunidade de realizar mais do que um período de mobilidade durante o seu percurso académico, princípio esse que inspirou o “novo” Programa Erasmus+, lançado em 2013.

“A EUF é o que chamamos de key-player. É um policy influencer que «reúne» diretamente com a Comissão Europeia”, destaca Maria Joana de Carvalho, Pró-Reitora da U.Porto com os pelouros das Relações Internacionais, Cooperação Institucional e Desporto, a quem cabe representar a Universidade na presidência da EUP.

Ao assumir a liderança do Steering Committee, a U.Porto ficará responsável por coordenar toda a atividade da organização sediada em Bruxelas e no Luxemburgo (conta ainda com escritórios em Barcelona e Budapeste) e que integra atualmente por 70 instituições de ensino superior de 30 países.  “É uma rede dinâmica e com grande potencial para novos projetos”, antecipa a responsável.

Para além da U.Porto, única universidade portuguesa entre as 22 que integram o “núcleo” (core) da EUF, o novo Steering Comittee eleito para um mandato de três anos inclui também membros da Charles University – Univerzita Karlova (República Checa) e da Aristotle University of Thessaloniki – Aristotelio Panepistimio Thessalonikis (Grécia). Caberá às três universidades liderar aquele organismo num sistema de presidência rotativa.

A primeira reunião do novo Steering Committee da EUF decorreu no passado dia 12 de janeiro, na Reitoria da U.Porto. (Foto: U.Porto)

Erasmus para todos

Entre as dezenas de projetos implementados pela EUF destaca-se, por exemplo, o “Erasmus sem Papel”, que permitiu que as universidades europeias passassem a trocar informações sobre estudantes de mobilidade de forma totalmente eletrónica.

Mais recentemente, destaca-se a aprovação do “Erasmus4 All”, um projeto coordenado pela U.Porto e que vai aplicar quase meio milhão de euros na promoção da inclusão no domínio da mobilidade académica. “Esperamos que esta prioridade possa ser um novo «filão» para marcar a diferença e a agenda europeia nos próximos anos”, antecipa Maria Joana de Carvalho.

Note-se que entre os membros da EUF inclui-se também a Universidade de Alcalá (Espanha), uma das quatro que se preparam para aderir à European University Alliance for Global Health (EUGLOH), a “aliança europeia interuniversitária” da qual a Universidade do Porto é membro fundador, juntamente com as universidades de Paris-Saclay (França), Lund (Suécia), Ludwig-Maximilian de Munique (Alemanha) e Szeged (Hungria).