Começa já a ser uma tradição: ir ver curtas metragens no dia 21 de dezembro, ou seja, terminar O Dia Mais Curto e dar início à noite mais longa do ano com a descoberta de pequenas histórias que nos chegam através do grande ecrã. E que melhor maneira de dar as boas-vindas ao Inverno?

Nesta oitava edição da iniciativa, a Agência da Curta Metragem preparou programas distintos, com filmes nacionais e internacionais. E a Universidade do Porto juntou-se, pela primeira vez, a esta festa de celebração do cinema. Assim, na tarde do dia 21 de dezembro, há curtas metragens para ver em três locais diferentes da U.Porto.

Logo a partir das 16h00, o Planetário do Porto apresenta um conjunto de Novas Curtas Portuguesas. Para além de serem novas produções, estas curtas metragens são apresentadas como “pérolas da produção nacional mais recente”, destacando alguns  jovens e promissores realizadores portugueses. A seleção pretende ser eclética e variada, percorrendo vários géneros e abordagens.

Às 17h30, na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP), há “Curtinhas Para Todos”, uma oferta, como o próprio nome indica, para olhares de palmo e meio.

Já a pelas 19h00, a Casa Comum (Reitoria da U.Porto) despede-se do festival com um programa dedicado às Curtas do Mundo. Esta seleção reúne seis curtas-metragens de diversos pontos do globo e pretende apresentar “múltiplas visões da realidade”, tendo por objetivo colocar o espectador “em contacto com questões da sociedade contemporânea”.

A entrada nas várias sessões é livre, com lotação limitada aos lugares existentes e aplicando as normas de segurança impostas pela DGS no contexto da prevenção do contágio do SAR-CoV-2.

O acesso ao programa “Curtinhas para Todos”, na Galeria da Biodiversidade, requer marcação prévia através do email [email protected]

Homenagem especial a uma alumna da U.Porto

Este Dia Mais Curto vai ser assinalado de norte a sul do país, levando o pequeno formato aos mais variados lugares de projeção como museus, bibliotecas e transportes públicos. O programa completo pode ser consultado aqui.

No dia 17 de dezembro, os cinemas Trindade (Porto) e Ideal (Lisboa) promovem igualmente um programa especial dedicado à obra da multipremiada cineasta Regina Pessoa, antiga estudante da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP).

Mais informações aqui.