O filme “Tio Tomás – A Contabilidade dos Dias”, da realizadora e antiga estudante da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Regina Pessoa, foi distinguido com o prémio de Melhor Curta-Metragem na 47.ª edição dos Annie Awards, equiparados aos “Óscares” no mundo do cinema de animação.

Com produção francesa, portuguesa e canadiana, a “curta” premiada inspira-se na própria infância da realizadora e tem como protagonistas um homem, numa rotina do dia-a-dia do trabalho, e uma menina a quem ensina a desenhar com um pedaço de madeira queimada. “O filme é um tributo ao meu tio Tomás, foi com ele que comecei a aprender a desenhar com carvão da lareira nas paredes da casa da avó, foi uma forma invulgar de começar a crescer mas, de alguma forma, agora estou a fazer filmes animados”, recordou Regina Pessoa, no seu discurso de agradecimento.

“Ele era um homem simples, não era importante para ninguém, mas era importante para mim e queria mostrar isto no meu filme, que não temos de fazer coisas extraordinárias na vida para sermos importantes na vida de alguém”, concluiu.

Regina Pessoa junta mais um importante reconhecimento a um currículo recheado de prémios e distinções. (Foto: DR)

Regina Pessoa junta assim mais um importante reconhecimento a um currículo recheado de prémios e distinções (ver perfil abaixo). Só com “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias”, que estreou em junho do ano passado, já somou distinções nos prestigiados festivais de cinema de Annecy (França) e Animamundi (Brasil), bem como em Portugal e nos Estados Unidos. O filme esteve ainda entre os 10 finalistas à nomeação para a edição deste ano dos Óscares de Hollywood, na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação.

Os Annie Awards são atribuídos anualmente pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação. A edição deste ano premiou o também português Sérgio Martins, distinguido na categoria de Melhor Animação de Personagens em Longa-Metragem, pelo trabalho desenvolvido no filme “Klaus”, do realizador espanhol Sergio Pablos.

Sobre Regina Pessoa

Natural de Coimbra, Regina Pessoa (1969) licenciou-se em Pintura na FBAUP, em 1998. Quatro anos depois, em 1992, inicia-se no cinema de animação no Filmógrafo – Estúdio de Cinema de Animação do Porto, como animadora em vários filmes de Abi Feijó.

A partir de 1996, começa a realizar e animar os seus próprios filmes, incluindo várias curtas-metragens e uma trilogia dedicada ao tema da infância: “A Noite”, “História Trágica Com Final Feliz” e “Kali, o pequeno Vampiro”.

Os seus filmes foram distinguidos com mais de 80 prémios e distinções um pouco por todo o mundo. Entre eles incluem-se o Prémio Especial do Júri e o Prémio para a Melhor Música no prestigiado Festival Internacional de Animação de Annecy, o Grande Prémio do Festival Internacional de Animação do Brasil – Anima Mundi, o Hiroshima Prize 2012, para além de várias nomeações para os Annie Awards e os prémios Cartoon D’Or.

Integra, desde 2018, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.