Do apoio escolar a crianças ao acompanhamento de idosos. Da participação em missões humanitárias em África ao acompanhamento de animais. Só no ano letivo 2018/2019, mais de 2250 pessoas – na sua maioria estudantes da instituição – associaram-se à Universidade do Porto para dedicar o seu tempo a ajudar quem mais precisa. Para homenagear o trabalho de todos os voluntários, a U.Porto dedica uma Semana ao Voluntariado, entre 2 e 7 de dezembro,  com a participação de vários membros da comunidade académica e outros convidados.

Campanhas de recolha de bens, workshops e uma corrida/caminhada solidária são algumas das atividades de sensibilização e de promoção da cidadania ativa que vão decorrer nos três polos da Universidade .

Entre os pontos altos do programa da Semana do Voluntariado da U.Porto destaca-se igualmente a celebração “oficial” que, no dia 6 de dezembro, vai reunir no edifício da Reitoria um leque de convidados “ilustres”. É o caso do  ex-Presidente da República Jorge Sampaio (1996 – 2006), que virá à U.Porto apresentar a plataforma Mecanismo de Resposta Rápida (RRM), que visa apoiar, à escala global, a integração de refugiados e estudantes em mobilidade forçada no ensino superior.

Esta sessão incluirá também a habitual entrega do Prémio de Voluntariado da U.Porto 2019. Estão ainda previstas as intervenções de Gustavo Carona (médico humanitário) e de vários estudantes sírios a estudar na U.Porto, que terão assim a oportunidade de partilhar o seu testemunho.

Mercado Solidário e recolha de bens

Mas há muitos – e bons – mais motivos para celebrar o Voluntariado na U.Porto durante esta semana. Sob o tema “Mudar o Mundo está nas mãos de cada um”, o “programa de festas” arranca nos dias 2 e 3 de dezembro, segunda e terça-feira, com a realização de um Mercado Solidário no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP). Entre as 12h00 e as 17h00, os interessados podem conhecer melhor alguns dos projetos de voluntariado ligados à Universidade, e aos quais se podem associar.

A Semana do Voluntariado vai ser também a ocasião ideal para ajudar quem mais precisa. Nesse sentido, o NASA (Núcleo de Ação Social da AEFFUP) organiza uma campanha de recolha de bens de higiene pessoal. A decorrer entre 2 e 4 de dezembro, a iniciativa visa a recolha de pastas e escovas dos dentes, sabonetes, champôs, desodorizantes, entre outros bens que serão entregues à associação Amor Perfeito.

Também a Faculdade de Letras da U.Porto organiza – entre 3 e 16 de dezembro – uma recolha de bens (alimentos não perecíveis, produtos de higiene, ou vestuário e calçado de homem) que serão doados ao Centro Comunitário São Cirilo.

Workshops e apresentações nos três polos

É sobre as “Temáticas de Responsabilidade Social Universitária e Voluntariado” que se vai falar no dia 2 de dezembro, segunda-feira. O workshop, organizado pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), está marcado para as 10h00, na Sala B330 (FEUP) e conta com a apresentação de alguns grupos de voluntariado, nomeadamente GAS Porto, VOU, Acreditar, Helpo.

No polo do Campo Alegre, está agendada a realização do workshop “População migrante, refugiados e minorias étnicas”, numa altura em que a mobilidade humana e o número de migrantes internacionais atingiu uma proporção significativa. A sessão é aberta e realiza-se no dia 3 de dezembro, às 10h00 na sala de reuniões I, na Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP).

Para o dia 4 de dezembro, está agendada uma ação de rua, junto à Faculdade de Farmácia (FFUP) e à Reitoria, para sensibilizar para a importância de doar produtos de higiene aos sem abrigo.

Da U.Porto para a comunidade

Já para o Dia Internacional do Voluntário, que se assinala a 5 de dezembro, a U.Porto tem preparadas algumas atividades de envolvimento com a comunidade. Durante o dia, alguns voluntários da U.Porto vão estar no Centro Senhor do Bonfim, para protagonizar um workshop sobre biodiversidade e uma ação de jardinagem.

Também ao início da tarde, alguns estudantes da FLUP estarão no Centro de Convívio da Previdência Familiar do Porto para “contar histórias”, numa partilha e troca de experiências entre os jovens universitários e os utentes do centro.

Nesse dia, alguns membros da Faculdade de Medicina Dentária da U.Porto (FMDUP) estarão nas associações “Ajudaris” e “O Meu Lugar no Mundo”, para falar sobre os comportamentos certos para a prevenção das caries e gengivite.

Para assinalar o dia, estão ainda previstas outras atividades ligadas à sensibilização da comunidade para algumas áreas nas quais é fundamental a participação de voluntários.

Caminhar ou correr por uma causa

Para fechar a Semana do Voluntariado, a Universidade do Porto, com o apoio do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), organiza uma Caminhada/Corrida Solidária. O ponto de partida e de chegada do percurso é a Reitoria. O valor da inscrição é de cinco euros, que reverterá na totalidade, para a Plataforma Mecanismo de Resposta Rápida (RRM).

A caminhada/corrida está marcada para dia 7 de dezembro, sábado, às 10h30. Todos os participantes terão uma t-shirt da Semana do Voluntariado. Caso as condições meteorológicas não permitam a realização da caminhada, o programa alternativo realiza-se no Pavilhão Desportivo Luís Falcão

Descubra mais no programa da Semana do Voluntariado.