A Windcredible, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi uma das vencedoras do Colmeia, o programa de inovação colaborativa desenvolvido pela Galp e a Câmara Municipal de Matosinhos que visa impulsionar o empreendedorismo e a transição energética no município.

O projeto de parceria entre a Windcredible e a ALADI – Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual conquistou o 2.º prémio desta edição, garantindo assim um financiamento de 15 mil euros que permitirá a instalação de duas turbinas eólicas da Windcredible naquela instituição de solidariedade social sediada em Lavra.

Para o CEO da Windcredible, Filipe Fernandes, este projeto piloto é fundamental para o desenvolvimento da startup por diversos motivos. “Com este piloto conjunto entre a Galp, a CM Matosinhos, vamos conseguir testar o nosso produto num cenário de produção de energia renovável híbrida e distribuída. A conjugação da produção eólica de pequena dimensão e o solar permite colmatar as limitações individuais das duas tecnologias. Acreditamos que estes sistemas bem dimensionados, conseguem transformar um mero consumidor de energia, em produtor-consumidor”.

“Como consequência, vemos uma redução significativa no custo e na dependência da energia da rede. Os resultados deste piloto vão permitir validar a nossa tecnologia e a viabilidade do modelo de negócio, podendo ser replicado em outras aplicações em Matosinhos”, acrescenta o responsável.

Questionado sobre os motivos que levaram à parceria entre a Windcredible e a ALADI, Filipe Fernandes diz que a motivação em ajudar era enorme. “O racional é simples. Os nossos pilotos são funcionais, em vez de os instalarmos em laboratórios, porque não instalá-los onde são mais precisos? Apoiar instituições como a ALADI, enche-nos o coração! Não há melhor sentimento do que ajudar aqueles que apoiam as pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade, especialmente nos dias difíceis que a sociedade atravessa. Esta vontade está no nosso ADN e faremos sempre os possíveis para conseguir uma transição energética justa e sem deixar ninguém para trás”.

A Windcredible participou na iniciativa “IN. STARTUP”, que desafiou startups que têm soluções de transição energética a desenvolver e otimizar a sua proposta de valor à comunidade de Matosinhos.

A distinção foi entregue no passado dia 12 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.

Recorde-se que, no último verão, a empresa incubada na UPTEC já tinha estado em destaque na sequência da participação no Techstars Sustainability Paris e da vitória na 7.ª edição do programa PRIO Jump Start.  Isto depois de ter vencido a final nacional do ClimateLauchpad e representado Portugal na final europeia da maior competição de cleantech do mundo