A Universidade do Porto, por proposta da Faculdade de Arquitetura (FAUP), vai atribuir, no próximo dia 20 de abril, o Doutoramento Honoris Causa a Kenneth Frampton e Francesco Dal Co, homenageando deste modo duas das maiores figuras nos campos da história e da crítica de arquitetura a nível mundial, e ambas com uma ligação estreita à arquitetura portuguesa.

Ao conceder o mais importante título honorífico da instituição a Kenneth Frampton e Francesco Dal Co, a U.Porto reconhece então o “amplo trabalho” que os dois vêm desenvolvendo “no plano da história, teoria e crítica de arquitetura, de enorme relevância e impacto internacionais”.

A Universidade enaltece ainda o contributo de Frampton e Dal Co “para a disseminação e reconhecimento da arquitetura portuguesa, nomeadamente da chamada “Escola do Porto”, através da particular ênfase que sempre conferiram à obra de Fernando Távora, Álvaro Siza e Eduardo Souto Moura”.

Caberá, de resto, a Álvaro Siza e Eduardo Souto Moura, ambos professores catedráticos da FAUP e únicos portugueses a conquistar o prestigiado prémio Pritzker- equivalente ao Nobel – de arquitetura, o papel de padrinhos dos dois futuros doutores Honoris Causa da U.Porto

Álvaro Siza será o padrinho de Kenneth Frampton, ao passo que Rui J. Ramos, docente da FAUP, fará o elogio do doutorando. Já o padrinho de doutoramento de Francesco Dal Co será Eduardo Souto de Moura, ficando o papel de elogiador para Carlos Machado, docente da FAUP. A Mestre-de-Cerimónias será Teresa Calix, professora Vice-diretora da FAUP.

Integrada nas comemorações do 40.º aniversário da FAUP, cerimónia tem início às 15h00, no Auditório Fernando Távora da FAUP.

Sobre Kenneth Frampton

Formado na Architectural Association School of Architecture de Londres, o britânico Kenneth Frampton (1930) é Professor Emérito Ware na Graduate School of Architecture, Planning and Preservation – Columbia University, Nova Iorque, na qual foi professor entre 1972 e 2020. Lecionou também nas prestigiadas ETH Zürich, EPF Lausanne, Accademia di Architettura Mendrisio e Royal College of Art, Londres.

Autor de numerosos livros, ensaios e outras obras de referência na área da arquitetura moderna e contemporânea – incluindo o aclamado Modern Architecture: A Critical History , publicado pela primeira vez em 1980 -, foi editor, entre outras, da revista Architectural Design e da publicação Oppositions, do Institute of Architecture and Urban Studies, da qual foi cofundador, em 1973.

Doutor Honoris Causa por várias universidades e Honorary Felow do Royal Institute of Brithish Architects (RIBA), recebeu, em 2021, o título de Comandante da Ordem do Império Britânico. Já em 2022, foi agraciado com a Thomas Jefferson Foundation Medal in Architecture.

A Kenneth Frampton é reconhecido um papel fundamental na divulgação e reconhecimento da arquitetura portuguesa e, em particular, da obra de Álvaro Siza. Dos vários estudos que dedicou à obra do primeiro Pritzker português, destaca-se a extensa monografia Álvaro Siza: tutte le opere, publicada em 1999.

Sobre Francesco Dal Co

Francesco Dal Co nasceu em Itália em 1945 e formou-se em Arquitetura pelo Instituto Universitario di Architettura di Venezia em 1970, onde é Professor Emérito. Lecionou também na School of Architecture – Yale University (1982 a 1991) e na Accademia di Architettura – Università della Svizzera Italiana (1996 a 2005).

Antigo diretor da Secção de Arquitetura da Biennale di Venezia e curador do Pavilhão Nacional do Vaticano em 1998, Dal Co é uma referência da história e crítica da arquitetura italiana e europeia. Ao longo da sua longa carreira como professor, historiador e como crítico de arquitetura, produziu e escreveu numerosos livros e ensaios sobre História da Arquitetura e figuras essenciais da arquitetura contemporânea.

A este nível, destaca-se também o papel determinante que vem assumindo na divulgação e no reconhecimento da arquitetura portuguesa e, em particular, da “Escola do Porto”. Exemplos disso são as várias edições especiais dedicadas às obras de Fernando Távora, Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura que promoveu na qualidade de editor da revista Casabella (desde 1996) e responsável da editora Electa (desde 1976).

É Doutor Honoris Causa pela Universiteit Gent, Membro Honorário do Royal Institute of British Architects, Membro da Accademia Nazionale di San Luca e Sócio Honorário da Casa da Arquitetura.