A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) acolhe, desde o passado dia 16 de janeiro, a exposição ‘Francisco Barata . Continuar Inovando’, dedicada à vida e obra do arquiteto Francisco Barata (1950-2018), antigo diretor e professor da FAUP.

Com curadoria de Antonio Esposito e Andrea Ugolini, a exposição – organizada pelo próprio Francisco Barata e que já esteve patente, em 2017, em várias cidades italianas – destaca uma seleção de 11 projetos considerados representativos da obra do arquiteto. Ao todo são três décadas de atividade profissional que os visitantes podem agora conhecer ou revisitar através de desenhos, maquetas, fotografias de maquetas, fotografias das obras e publicações de textos de arquitetura.

Para além de homenagear “uma figura incontornável da faculdade”, esta exposição constitui também “um marco”. Afinal, será “o primeiro de 40 momentos que temos previstos para comemorar os 40 anos da transformação do curso de arquitetura da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) em atual Faculdade de Arquitetura”, realça o diretor da FAUP, João Pedro Xavier.

Com entrada livre, ‘Francisco Barata . Continuar Inovando’ pode ser visitada até 19 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 20h00 (encerra aos feriados), na Galeria de Exposições da FAUP.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.