Lígia Ferro, professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras (FLUP) e investigadora do Instituto de Sociologia (IS-UP) da Universidade do Porto, foi a oradora convidada da cerimónia de abertura do ano letivo 2022/2023 no Departamento de Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Barcelona, que decorreu no passado dia 11 de novembro.

“Porquê a internacionalização científica? Como ser melhores sociólogas/os e contribuir para a sociedade” foi o tema da conferência proferida pela docente e investigadora da U.Porto na abertura de uma sessão em que participaram dezenas de estudantes, professores e investigadores da instituição espanhola.

O convite endereçado à também presidente da Associação Europeia de Sociologia surgiu no seguimento da cooperação de longa data entre a U.Porto e a Universidade de Barcelona, nomeadamente através das atividades de colaboração com o IS-UP e o Departamento de Sociologia da FLUP.

“Nos últimos anos, o IS-UP e a Universidade de Barcelona têm ativamente promovido o intercâmbio de investigadores/as e estudantes, fomentando o contacto entre as duas entidades. Além do mais, a colaboração mais estreita é feita por meio de um projeto financiado pelo programa quadro H2020, intitulado “Uncharted: Fostering the Societal Value of Culture”, o qual está em curso e é liderado pela Universidade de Barcelona e no qual o IS-UP é entidade parceira”, explica Lígia Ferro.

A docente e investigadora da FLUP proferiu a conferência inaugural da cerimónia realizada na Aula Magna da Faculdade de Economia da Universidade de Barcelona. (Foto: DR)

Sobre Lígia Ferro

Licenciada em Sociologia pela FLUP e doutorada pelo ISCTE –  Instituto Universitário de Lisboa (IUL), Lígia Ferro é professora auxiliar do Departamento de Sociologia da FLUP e investigadora do Instituto de Sociologia da U.Porto. Foi também investigadora visitante em várias Universidades na Europa, Estados Unidos e Brasil.

Enquanto investigadora, é autora e editora de vários livros e publicações científicas, distinguindo-se pela abordagem etnográfica presente nos seus trabalhos. Os seus interesses de investigação incidem sobre as práticas culturais, educação artística, migrações, integração socio-profissional e investigação-ação, especialmente em contextos urbanos.

Fora do âmbito académico, Lígia Ferro é, desde 2021, a presidente da Associação Europeia de Sociologia (European Sociological Association – ESA). É ainda membro da direção da Rede Europeia de Observatórios no Campo das Artes e da Educação Cultural- ENO. Entre 2012 e 2016, foi vogal do Conselho de Deontologia da Associação Portuguesa de Sociologia, integrando desde então a equipa diretiva daquele organismo.