A professora e investigadora Lígia Ferro, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), é, desde o passado dia 3 de setembro, a nova presidente da Associação Europeia de Sociologia (European Sociological Association – ESA), cargo para o qual foi eleita para os próximos três anos (2021-2023).

Atual docente do Departamento de Sociologia da FLUP e investigadora do Instituto de Sociologia da U.Porto (ISPUP), Lígia Ferro é a segunda portuguesa – depois de Anália Torres (2009-2011) – a chegar à liderança da mais importante organização de sociólogos europeia, onde já desempenhava funções como vice-presidente.

“A minha eleição representa uma grande responsabilidade e um imenso prazer por ter a oportunidade de continuar a trabalhar neste projeto europeu. É uma honra contar com o apoio de tantos membros para aprofundar o trabalho realizado pela Associação Europeia de Sociologia, juntamente com os colegas eleitos para a direção”, refere a docente.

No que toca aos desafios para o próximo triénio, a recém-eleita presidente da ESA elege como prioridade “comunicar melhor o papel relevante da Sociologia para a sociedade, em conjunto com as restantes Ciências Sociais”.  Um objetivo que implicará “aumentar a visibilidade social da Sociologia, estimulando o engajamento público, não só dos sociólogos a trabalhar no campo académico, mas também fora da Universidade”.

“Outra questão crucial será a dos jovens investigadores que encaram futuros incertos e de precariedade laboral”, salienta Lígia Ferro. E concretiza: “Repensar o sistema de ciência para garantir condições de estabilidade, deveria ser uma prioridade para todos os agentes de ciência. Trata-se de uma questão de dignidade para os investigadores e também de grande interesse para o campo científico em si mesmo: pessoas que trabalham com melhores condições laborais, são inequivocamente profissionais mais produtivos”, defende a docente e investigadora, lembrando que “a sociologia tem vindo a demonstrar isso através de variadíssimos estudos científicos”.

Referindo-se ao estado atual da Sociologia na Europa e, mais concretamente, em Portugal, a nova representante dos mais de 2800 sociólogos que integram a ESA destaca o “trabalho excelente” desenvolvido pela Associação Portuguesa de Sociologia (APS) ao nível do “envolvimento com os seus membros e a sociedade civil”. Já a nível europeu, destaca a necessidade de se “criar espaços internacionais de trabalho para podermos ir mais além” na resposta a desafios como “o questionamento da ciência e do seu contributo”, ou “a ascensão dos movimentos de extrema direita, com os discursos de racismo, xenofobia, misoginia associados”.

Com um percurso desde sempre ligado à U.Porto (ver abaixo), Lígia Ferro não esquece o papel da Universidade no caminho que culmina agora com a chegada à presidência da ESA. “Na Universidade do Porto, e particularmente na Faculdade de Letras, tive a oportunidade de aprender com os professores do Departamento de Sociologia, enquanto estudante de licenciatura, assim como estudar ao abrigo de protocolos de mobilidade como o programa Erasmus, que me proporcionou uma experiência internacional de grande aprendizagem e entusiasmo”, nota.

“Destaco também a importância da intensa vida cultural e associativa da Faculdade de Letras. A possibilidade de trabalhar coletivamente e de sentir que a voz dos estudantes é ouvida, foi um grande estímulo para a minha vida pessoal e profissional. Mais tarde, quando ingressei no Departamento de Sociologia como Professora Auxiliar, senti sempre um grande apoio ao desenvolvimento dos projetos a nível nacional e internacional”, remata.

A eleição de Lígia Ferro coincidiu com o encerramento da 15.ª conferência anual da ESA, que decorreu de 31 de agosto a 3 de setembro, em Barcelona (Espanha).

Sobre Lígia Ferro

Licenciada em Sociologia pela FLUP e doutorada pelo ISCTE –  Instituto Universitário de Lisboa (IUL), Lígia Ferro é professora auxiliar do Departamento de Sociologia da FLUP e investigadora do Instituto de Sociologia da U.Porto. Foi também investigadora visitante em várias Universidades na Europa, Estados Unidos e Brasil.

Ultimamente tem trabalhado sobre práticas culturais, educação artística, migrações, integração socio-profissional e investigação-ação, especialmente em contextos urbanos.

Enquanto investigadora, é autora e editora de vários livros e publicações científicas, distinguindo-se pela abordagem etnográfica presente nos seus trabalhos. Ultimamente, tem trabalhado sobretudo sobre práticas culturais, educação artística, migrações, integração socio-profissional e investigação-ação, especialmente em contextos urbanos.

Fora do âmbito académico, e para além da ligação à ESA, Lígia Ferro é membro da direção da “European Network of Observatories in the Fields of Arts and Cultural Education” – UNESCO (desde setembro de 2017). Entre 2012 e 2016, foi também vogal do Conselho de Deontologia da Associação Portuguesa de Sociologia, integrando desde então a equipa diretiva daquele organismo.