O professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Paulo Santos, e o Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) foram distinguidos pela Liga Portuguesa contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCCNorte), durante a 5.ª Gala de Educação para a Saúde, que decorreu no passado dia 27 de maio, Universidade Portucalense, no Porto.

A LPCCNorte agraciou Paulo Santos na categoria Parcerias, pelo “dinamismo e empenho nas atividades de promoção de saúde e prevenção do cancro”, nomeadamente através da participação em sessões presenciais e online sobre prevenção do cancro e medidas preventivas.

“Tenho colaborado com a Liga já há alguns anos, participando em atividades de educação para a saúde, na perspetiva que me é particularmente cara da prevenção do cancro e da capacitação das pessoas para uma vida com saúde”, reage o professor e investigador da FMUP

Para o docente, “esta distinção significa o reconhecimento da importância da Medicina Preventiva e naturalmente também do trabalho realizado. Mais do que uma distinção individual é um prémio para a equipa de Medicina Preventiva da FMUP e para o trabalho que aqui fazemos”.

“A prevenção é o parente pobre da saúde”

Paulo Santos entende que “a prevenção é o parente pobre da saúde. Em Portugal representa um investimento total inferior a 3% do orçamento global da saúde”. Por isso, considera que “é fundamental manter esta atividade, mesmo sabendo que não é aqui que a tutela vai alocar o orçamento. Como é também fundamental o trabalho que temos feito com os nossos estudantes, capacitando-os para fazer Educação para a Saúde no mundo real e que sejam médicos preparados para pensar a saúde e não apenas o combate às doenças”.

Em paralelo com a parceria com a Liga Portuguesa contra o Cancro, a FMUP tem colaborado com outras entidades, não só na área do cancro, mas também nas áreas da doença cardiovascular, saúde mental e organização dos serviços de saúde.

Além de professor da FMUP e de investigador principal no CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Paulo Santos é médico de família, presidente do Colégio de Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos e editor-chefe da Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.

Outubro Rosa da U.Porto também foi distinguido

Também no âmbito da 5ª Gala da Educação para a Saúde, a LPCCNorte distinguiu o Centro de Desporto da U.Porto na categoria de Inspiração, pelas ações desenvolvidas nos últimos anos de apoio à divulgação e sensibilização na luta contra o cancro.

Entre as iniciativas promovidas pelo CDUP-UP nesta área destaca-se a Semana UPFit Outubro Rosa, um evento que visa sensibilizar a comunidade U.Porto para a importância da prevenção do cancro da mama, através da oferta de sessões de atividade física do programa UPFit.

Durante o mês de outubro, o CDUP-UP vestiu-se de rosa para sensibilizar a comunidade para a importância dos rastreios ao Cancro da Mama. (Foto: CDUP-UP)

A edição deste ano da Semana Outubro UPFit Rosa contou com o apoio oficial da Liga Portuguesa Contra o Cancro e incluiu uma Mega Aula de Combo Dance e Workout aberta a toda a cidade . Nesta sessão, que decorreu no Pavilhão Luís Falcão, os participantes foram desafiados a vestir uma peça de roupa cor-de-rosa e a deixar um donativo para a LPCC.

Durante o mês de outubro, estiveram disponíveis para venda, nas várias instalações do CDUP-UP, as t-shirts da LPCC e do UPFit Rosa, com todo o valor obtido a reverter para a Liga.