O Hotel Rural Casa do Rio, em Vila Nova de Foz Côa, da autoria do arquiteto e docente da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), Francisco Vieira de Campos — Menos é Mais Arquitectos -, é um dos dois projetos vencedores da edição 2020 do Grande Prémio Enor, galardão que distingue a melhor arquitetura contruída na Península Ibérica.

O júri da 8.ª edição do Prémio de Arquitectura de Elevadores Enor 2020 , constituído por Carlos Seoane (presidente), Carlos Quintáns, Emilio Tuñón (Grande Prémio Enor 2017), Graça Correia, docente da FAUP, Arturo Franco e María González, justificou a distinção do Hotel Rural Casa do Rio pela “resolução de um programa de hotelaria rural através de uma operação infraestrutural, seguindo os passos da arquitetura contemporânea que incorpora a relação entre arquitetura e engenharia”.

Recorde-se que o projeto já tinha sido distinguido, em 2019, com o Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira, promovido pela Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal.

O outro projeto premiado com o Grande Prémio Enor 2020 foi o do Campo de Fútbol a Gandareira, em Silleda, dos arquitetos Carlos Alberto Pita Adad e Abraham Castro Neira.

Francisco Vieira de Campos (à dir.) já tinha conquistado o Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira 2019, com o mesmo projeto. (Foto: DR)

Arquitetura portuguesa em destaque

No total, o júri selecionou 18 obras – incluindo seis portuguesas – como finalistas e candidatos ao Grande Prémio Enor e ao Prémio de Arquitetura Enor Jovem. Este último foi atribuído à Recuperacion de la Torre de Merola, em Barcelona, do arquiteto Carles Enrich, do estúdio Carles Enrich Studio.

Na lista de candidatos estavam mais dois projetos de docentes da FAUP: o Edifício N. Sra da Luz, da autoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura, e a Casa em Viana do Castelo, de Nuno Valentim, Frederico Eça e Nuno Borges.

A Casa em Monsaraz dos arquitetos Aires Mateus, as Casas 6 e 12 do arquiteto José Lobo Almeida, e o Monte West Coast dos PLCO Arquitectos, completam a lista de projetos portugueses finalistas ao Grande Prémio Enor 2020.

Mais informações em www.enor.es