José Esteves acaba de tomar posse como novo dean da Porto Business School, sucedendo a Ramon O’Callaghan no mais alto cargo de direção da escola de negócios da Universidade do Porto.

O novo board executivo da Porto Business School conta, também, com Patrícia Teixeira Lopes e Luís Garrido Marques. Em conjunto, e sob a direção de José Esteves – que conta com uma vasta experiência no setor empresarial e académico –. iniciam um novo ciclo diretivo, assumindo um compromisso de continuidade face ao trabalho consolidado, ao mesmo tempo, que perspetiva uma jornada de expansão para a instituição.

Inovação, excelência académica, posicionamento internacional e impacto na sociedade

Repensar o posicionamento internacional da Porto Business School e redesenhar os programas, orientando-os, cada vez mais, às necessidades do mercado, do talento e dos padrões internacionais são dois dos pontos fulcrais da nova direção. Adicionalmente, a estrutura executiva pretende inovar nas metodologias de aprendizagem na educação dos líderes executivos.

Em representação da Escola e do executivo, José Esteves vai liderar, também, um conjunto de iniciativas com o intuito de fortalecer a já robusta reputação da Porto Business School enquanto escola de negócios internacionalmente reconhecida, criando centros de conhecimento com a University of Porto Business and Economics (UPBE) – consórcio entre a Porto Business School e a Faculdade de Economia da U.Porto (FEP).

Este novo ciclo direto ficará, igualmente, marcado pelo desenvolvimento de áreas fundamentais, como a inovação, sustentabilidade, a diversidade, a inclusão e o empreendedorismo.

De facto, a Porto Business School tem um modelo de gestão único, resultado da parceria ativa entre a U.Porto e 40 grandes empresas nacionais e multinacionais, e assente num ecossistema em que se cruzam a excelência e o rigor do universo académico e a diversidade de realidades empresariais.

Board executivo reforçado para o novo ciclo

O novo ciclo de liderança de quatro anos da Porto Business School assinala, igualmente, o reforço do board executivo, destacando-se, aqui, dois elementos: Patrícia Teixeira Lopes e Luís Garrido Marques, que se juntam a José Esteves.

José Esteves, dean da Porto Business School, refere que “os primeiros dias como dean da Porto Business School confirmaram o desafio e as expectativas positivas. O diagnóstico efetuado permite-nos encarar com entusiasmo as oportunidades do futuro em áreas tão relevantes do setor empresarial, como são os casos da transformação digital, da sustentabilidade e, naturalmente, do talento”. E acrescenta: “Continuaremos comprometidos com uma liderança sólida e reforçada em direção a novos patamares de excelência académica e impacto na sociedade.”

Com um percurso de excelência além-fronteiras e com uma ligação de duas décadas à prestigiada IE Business School – escola de negócios sediada em Madrid, Espanha, que figura no top 10 dos principais rankings europeus –, o novo presidente da direção da Porto Business School é formado na área de Sistemas de Informação pela Universidade do Minho e doutorado pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona. No seu currículo, destaca-se, ainda, a ligação à prestigiada Harvard Business School, em Boston (EUA).

Patrícia Teixeira Lopes, vice dean da Porto Business School, revela que “foi com enorme motivação que aceitei dar continuidade a mais um ciclo de gestão, sempre focada no objetivo de acrescentar valor”. E reforça: “acredito que José Esteves irá trazer muito conhecimento à Porto Business School e continuará a trilhar o caminho da inovação traçado e impulsionado durante os oito anos de direção de Ramon O’Callaghan.”

Por sua vez, Luís Garrido Marques, professor convidado e diretor de diversos programas da Porto Business School, passa a integrar o board executivo, ocupando, também, o cargo de vice dean.

“É um privilégio fazer parte desta equipa. Para os próximos quatro anos, o meu compromisso é contribuir para a missão e para a materialização da visão da Porto Business School. Acredito que a minha carreira, muito ligada ao mundo empresarial, irá certamente ajudar a trazer o pragmatismo e inovação necessários para o futuro que estamos a desenhar para a nossa escola”, perspetiva.