José Esteves Sousa vai assumir, a partir do próximo mês de março, o cargo de novo dean da Porto Business School, sucedendo assim a Ramon O’Callaghan na liderança da Escola de Negócios da Universidade do Porto.

Com um percurso de excelência além-fronteiras e com uma ligação de duas décadas à prestigiada IE Business School – escola de negócios sediada em Madrid, Espanha, que figura no top 10 dos principais rankings europeus –, o novo presidente da direção da Porto Business School é formado na área de Sistemas de Informação pela Universidade do Minho e doutorado pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona.

Enquanto líder da 59.ª melhor escolha de negócios da Europa, de acordo com o jornal Financial Times, José Esteves pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela instituição, potenciando dossiês estratégicos, com destaque para a sustentabilidade e a mentalidade empreendedora.

A liderança de pessoas num tempo de incerteza e a transformação digital, assim como a liderança num ambiente global e multicultural, estarão, também, em foco durante o mandato.

Elevar a excelência da Porto Business School no topo das prioridades

Para José Esteves Sousa, “é uma honra ser nomeado dean de uma escola como a Porto Business School e é um prazer regressar a Portugal depois de ter vivido no estrangeiro durante todos estes anos”.

“Estou muito entusiasmado com o facto de poder colaborar com os alunos da Porto Business School, assim como com todo o corpo docente, colaboradores, antigos alunos e parceiros, para, em conjunto, colocarmos a Escola num nível ainda mais elevado do ponto de vista de excelência e impacto na sociedade”, acrescenta.

“Para este mandato, o objetivo central passará por dar continuidade à missão da Porto Business School, concretamente no que respeita à formação ímpar de líderes empresariais que pretendem ter um real impacto no desenvolvimento sustentável e criar mudanças positivas no mundo empresarial e na sociedade, através de experiências de aprendizagem inovadoras e que abordem os novos desafios do nosso tempo”, perspetiva José Esteves.

Luís Reis, presidente do Conselho Geral e de Supervisão da Porto Business School, afirma que “a Escola se encontra entusiasmada e expectante relativamente ao futuro sob a orientação de José Esteves, que se destaca pela visão ambiciosa, pelo mindset empreendedor e digital driven e pela notável experiência em ambiente internacional numa instituição de elevado prestígio”.

“O perfil inovador e a visão de futuro foram aspetos determinantes no processo de recrutamento internacional levado a cabo pela Escola”. “Esperam-nos, agora, quatro importantes anos de crescimento, sucesso e de reforço da imagem e posicionamento da Porto Business School”, conclui o mesmo responsável.

Uma escola diferenciada

Escola de negócios com características únicas, a Porto Business School resulta de uma parceria entre 40 organizações, nacionais e multinacionais, e a Universidade do Porto.

Com um modelo de gestão também ele diferenciador – ao apostar no pragmatismo e experiência real das empresas com o rigor académico e o acesso à investigação mais avançada –, a Porto Business School está hoje presente entre as melhores escolas de negócios nos principais rankings internacionais das escolas de negócios.

A Porto Business School e os seus programas contam com três acreditações internacionais (AACSB, AMBA, EFMD).