De 25 a 29 de novembro, o corredor B da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) transformou-se numa “cozinha” de construções em massa linguine com tinta de choco… O pretexto foi a 13.ª edição do Concurso das Pontes de Esparguete, promovido pela Associação Internacional de Estudantes de Engenharia Civil (IACES – LC Porto).

O momento de rotura das pontes decorreu no dia 4 de dezembro, onde foi também apurada a equipa vencedora. Composta por Daniel Cardoso, Rui Fonte e Manuel Filgueiras, todos eles estudantes do 4.º ano de Engenharia Civil, a equipa “Marmelo” desenhou e construiu uma ponte capaz de aguentar uma carga máxima de 35 quilogramas.

De referir ainda que, apesar de ser permitida a utilização de fio além da massa, esta equipa optou por não o fazer.

Daniel Cardoso, Rui Fonte e Manuel Filgueiras são os membros da equipa “Marmelo”. (Foto: IAVES

Em segundo lugar ficou a equipa “Santa Pota”, cuja ponte foi maioritariamente constituída por fios e teve o seu momento de rotura depois de uma carga de 24 quilogramas.

O Concurso das Pontes de Esparguete contou com 74 participantes, distribuídos em 25 equipas multidisciplinares. Para além dos estudantes – de Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e Engenharia Gestão Industrial – da FEUP, a edição deste ano contou ainda e pela primeira vez, com a participação de estudantes da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP) e do Instituto Superior de Engenharia (ISEP).