De 25 a 29 de novembro, o corredor B da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai ficar carregado de pacotes de massa esparguete… E para quê? Para a 13.ª edição do Concurso das Pontes de Esparguete, promovido pela Associação Internacional de Estudantes de Engenharia Civil (IACES – LC Porto).

Durante cinco dias, 75 estudantes de diversos cursos da FEUP vão juntar forças e tentar construir uma ponte tão forte que consiga aguentar com o máximo de carga. O recorde em vigor foi estabelecido em 2017, ano em que uma ponte teve o seu ponto de rotura após uma carga de mais de 85 quilos.

E se nos anos anteriores os participantes podiam recorrer apenas a esparguete regular e cola, esta edição traz duas novidades: a massa a utilizar será a massa linguine com tinta de choco. Para além disso, foi ainda introduzida a possibilidade de utilizar fio na construção das pontes.

A ponte mais resistente na história do concurso teve o seu ponto de rotura após uma carga de mais de 85 quilos. (Foto: IACES – LC Porto)

A rotura das pontes de esparguete está agendada para o dia 4 de dezembro, em frente ao Coffee Lounge da FEUP. Na mesma ocasião, serão anunciados os vencedores da competição.

Os três primeiros classificados – na categoria de resistência – receberão prémios no valor de 300 euros, 200 euros e 100 euros (por grupo).

A competição pode ser acompanhada através do site do IACES ou então nas páginas oficiais da associação no facebook e no instagram.