A docente e historiadora Paula Pinto Costa foi eleita, esta quarta-feira, para o cargo de diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) para o quadriénio 2023-2026.
A escolha da nova diretora da FLUP, que sucede no cargo a Fernanda Ribeiro, culminou um processo eleitoral conduzido pelo Conselho de Representantes da faculdade. Na votação final, Paula Pinto Costa obteve oito votos, contra os sete atribuídos a José Virgílio Borges Pereira.
Licenciada em História (1989), mestre em História Medieval (1993) e Doutorada em História (1999) pela Faculdade de Letras, Paula Pinto Costa é professora associada com agregação do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da FLUP, faculdade onde desempenha atualmente as funções de Vice-Presidente do Conselho Científico e membro do Conselho Executivo.
Em paralelo com a docência, é investigadora do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória») e uma reconhecida especialista em História Medieval. Os seus temas de investigação incidem sobretudo sobre a história das Ordens Religiosas e Militares, desde os séculos XI ao XVI.
Autora de cerca de uma centena de trabalhos científicos (incluindo livros, capítulos de livros, entradas em dicionários, textos em atas de congressos e artigos de revistas), foi distinguida, em 2020, com o Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida – Joaquim Veríssimo Serrão – História, atribuído pela Academia Portuguesa da História, pela obra Templários em Portugal – Homens de Religião e de Guerra. Em 2019, recebeu a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, atribuída pela Câmara Municipal de Palmela.

A nova diretora da FLUP é uma reconhecida especialista na área da História Medieval. (Foto: DR)
Ainda ao nível da produção científica, tem integrado projetos de investigação nacionais e internacionais, bem como redes de investigadores nos domínios científicos em que se insere, orientado / coorientado diversas teses e dissertações e colaborado na edição de algumas revistas.
Paula Pinto Costa é Académica correspondente da Academia Portuguesa da História e da Academia Portuguesa da Marinha, e membro da Society for the Study of the Crusades and the Latin East e da Sociedad Española de Estudíos Medievales.