O livro Templários em Portugal, da autoria de Paula Pinto Costa, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), é um dos dois vencedores da edição 2020 do Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida – Joaquim Veríssimo Serrão História, atribuído pela Academia Portuguesa da História.

Na obra agora premiada, a também investigadora do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» revisita a presença em Portugal dos cavaleiros da mítica Ordem do Templo, que, apesar de ter existido durante “apenas” dois séculos (1119/20-1312), vem despertando a curiosidade até aos dias de hoje.

capa livro

O livro Templários em Portugal foi editado em novembro de 2019, pela Manuscrito Editora, do Grupo Editorial Presença.

Como se lê na sinopse do livro, os Templários eram “homens de religião e de guerra” que “aliavam à vida de oração a arte militar, em particular a guerra defensiva com o propósito de proteger os lugares sagrados da Terra Santa e os peregrinos vindos das mais longínquas terras europeias”.

Apoiados pelo Papa e pelas principais monarquias da época, estes freires cavaleiros, na sua maioria, “ganharam respeito e prestígio e viram recompensada a sua bravura militar, com a concessão de propriedades e benesses que levaram a um poder crescente da Ordem”.

Para além do livro de Paula Pinto Costa, a Academia Portuguesa da História distinguiu também a obra Virgínia Victorino. Vida e Obra (2019), de Jorge Pereira de Sampaio.

A cerimónia de entrega de prémios decorrerá no dia 9 de dezembro, na Academia Portuguesa da História, em Lisboa. Atendendo às atuais limitações impostas pela pandemia, esta sessão será totalmente restrita.

Sobre Paula Pinto Costa

Doutorada em História (1999), Paula Pinto Costa é professora associada com agregação do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da FLUP, faculdade onde desempenha as funções de Vice-Presidente do Conselho Científico e membro do Conselho Executivo.

Académica correspondente da Academia Portuguesa da História e da Academia Portuguesa da Marinha, é também membro da Society for the Study of the Crusades and the Latin East e do Conselho Científico do Studium Cistercium et Militarium Ordinum.

Como principais temas de investigação, tem privilegiado tanto a história das Ordens Religiosas e Militares, desde os séculos XI ao XVI, no âmbito da sua origem na Terra Santa e inserção em contextos portugueses e europeus, como os concelhos.

Autora de cerca de uma centena de trabalhos (livros, capítulos de livros, entradas em dicionários, textos em atas de congressos e artigos de revistas), Paula Pinto Costa tem integrado projetos de investigação nacionais e internacionais, bem como redes de investigadores nos domínios científicos em que se insere, orientado / coorientado diversas teses e dissertações e colaborado na edição de algumas revistas.