Depois de mais de quatro décadas a funcionar em instalações “emprestadas”, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) vai finalmente ter uma casa própria já no arranque do ano letivo 2020/2021. A garantia foi dada pelo diretor da FCNAUP, Pedro Graça, durante as celebrações dos 44 anos da instituição, assinaladas – virtualmente – no passado dia 31 de maio.

A inaugurar no remodelado edifício que foi ocupado, até 2016, pelo Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), no polo do Campo Alegre (ao lado da Faculdade de Ciências), as futuras instalações da FCNAUP cumprem uma ambição antiga daquela que é também mais antiga escola de nutrição do país e “uma das poucas faculdades a nível europeu onde se formam nutricionistas”.

“Trata-se de um edifício bonito, num espaço emblemático da cidade do Porto, numa zona bonita mas ao mesmo tempo no centro da cidade, e com todas as condições para se transformar na Casa da Nutrição de todos os nutricionistas portugueses”, apresenta Pedro Graça.

Para isso, a nova “Casa Branca” da FCNAUP – projetada pelo arquiteto João Ferreira, antigo estudante das faculdades de Arquitetura e Engenharia da U.Porto – reúne um vasto leque de valências que prometem dar resposta às necessidades da faculdade em domínios como o ensino e a investigação, mas também a prestação de serviços à comunidade. Entre elas contam-se vários anfiteatros, laboratórios, espaços de investigação, salas de estudo, e uma biblioteca.

Estruturas que, para o diretor da FCNAUP, “farão desta “uma faculdade única ao nível do ensino da nutrição em Portugal”. E também por isso: “Tenho a certeza de que será uma inauguração muito aguardada”.

“Um passo decisivo na vida da FCNAUP”

Na verdade, a mudança de instalações da FCNAUP já poderia ter acontecido durante este ano letivo. “Era suposto já estar a funcionar, só que as circunstâncias da pandemia levaram-nos a atrasar. Mas estamos a apontar para iniciar o novo ano letivo nas novas instalações”, reforça o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira.

Para o Reitor, a mudança para o novo edifício configura “um passo decisivo na vida da FCNAUP. Isto “depois de ter “funcionado de forma provisória em instalações muito precárias nas traseiras do Hospital de São João, e depois em instalações não tão precárias cedidas pela Faculdade de Engenharia. Mas em boa verdade, nunca teve um edifício que pudesse dizer ser seu até agora”.

Em dia de aniversário, António de Sousa Pereira manifestou igualmente o “total apoio” da Reitoria para que a FCNAUP “desenvolva todas as suas atividades neste edifício”. E rematou com um desejo: “que se afirme cada vez mais como instituição de referência na nutrição em Portugal!”.

Recorde-se que a FCNAUP tem as suas raízes no bacharelato em Nutricionismo da Universidade do Porto, criado em 1976. Contudo, a faculdade só viria a ser oficialmente constituída em julho de 1996, sob a designação de Instituto Superior de Ciências da Nutrição e Alimentação da U,Porto (a atual designação data de 1999).