Sofia Vilaça soube desde cedo que se queria licenciar em Ciências da Nutrição. Ao analisar os locais onde o poderia fazer, a Universidade do Porto acabou por ser o “que mais agradou” à estudante natural de Braga. A isto, deve-se o facto de ser uma instituição com “reconhecimento internacional”.

Declara que o primeiro ano na U.Porto foi de “mudança e crescimento” e levou a um “grande desenvolvimento pessoal”. Realça o ambiente acolhedor que encontrou na faculdade e que a faz dizer que encontrou “uma família na FCNAUP”. Uma das atividades que vai guardar para sempre é o “Nutrição de Lés a Lés”, o primeiro contacto direto que teve com a Nutrição e que lhe permitiu encontrar e falar com estudantes de outros anos e “fortalecer as amizades” que a faculdade lhe proporcionou.

Para fortalecer a sua vontade de continuar a alcançar novos objetivos, pode contar com o Prémio Incentivo 2024. Sofia Vilaça é a representante da FCNAUP entre 22 estudantes reconhecidos com este prémio, graças à média de 15,85 valores conseguida no primeiro ano do curso. Uma distinção que funciona como “um reconhecimento das minhas conquistas, dedicação e esforço” e, claro está, um “incentivo” para conseguir mais.

Define a sua experiência na U.Porto como “transformadora” e, por esse motivo, aconselha os futuros estudantes “a saírem da sua zona de conforto”.

-O que te motivou a escolher a U.Porto?

Quando me candidatei ao ensino superior sabia que me queria licenciar em Ciências da Nutrição. Após uma vasta pesquisa sobre as universidades que lecionavam esta licenciatura, a U. Porto foi a que mais me agradou, visto ter para mim, duas grandes vantagens. A primeira, ser perto da minha cidade de origem, e a segunda, o facto de ser uma universidade prestigiada em todo o mundo, com reconhecimento internacional.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O primeiro ano na Universidade do Porto foi sem dúvida um ano de mudança e crescimento, acompanhado de um grande desenvolvimento pessoal. Aquilo que mais gostei foi o ambiente acolhedor da minha faculdade, desde o Sr. Paulo na entrada até ao pessoal docente. Criei amizades e ligações que quero levar para toda a vida! Posso afirmar, com toda a certeza, que encontrei uma família na FCNAUP!

– Uma experiência para recordar do teu percurso na U.Porto até aqui?

O Nutrição de Lés a Lés foi uma experiência que irá ficar para sempre na minha memória, visto que foi uma das primeiras atividades em que participei em ambiente académico. Permitiu-me ter pela primeira vez um contacto direto na área da Nutrição, interagir com estudantes mais velhos da licenciatura e fortalecer as amizades que a faculdade me proporcionou.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti e para o teu futuro?

Este prémio é um reconhecimento das minhas conquistas, dedicação e esforço. Tal como indica o seu nome, um incentivo para continuar a desafiar-me, explorar e alcançar novos objetivos. Além disso, a atribuição deste prémio é já o início do meu currículo, que desejo que seja igualmente reconhecido. A meu ver, o Prémio Incentivo é uma excelente iniciativa da U.Porto, que motiva os estudantes a continuarem o seu percurso académico de forma encorajadora.

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

A palavra que mais se adequa para descrever a minha experiência na Universidade do Porto é certamente “transformadora”. A passagem na U.Porto não só traça o nosso futuro académico, como também a nossa personalidade, sendo por isso altamente transformadora.

– Um conselho para os novos estudantes da U.Porto?

Aconselho todos os novos estudantes a saírem da sua área de conforto, arriscarem e desafiarem-se em todos os sentidos! Acima de tudo, acreditem nas vossas capacidades! Fazer parte da universidade do Porto, é com toda a certeza um motivo de orgulho e todos devem-se sentir honrados por fazer parte desta grande CASA!