Foi na envolvência do espaço emblemático do Círculo Universitário do Porto que a Universidade do Porto voltou a homenagear, na última terça-feira, 20 de setembro (Dia Internacional do Desporto Universitário), aqueles que contribuíram para mais um ano de sucesso para o desporto da instituição. Depois de dois anos de paragem devido à pandemia, a XII Gala do Desporto da U.Porto reuniu mais de 200 convidados, entre os quais estudantes atletas, treinadores, instrutores e colaboradores envolvidos no Desporto da U.Porto.

Numa noite de distinções, o destaque vai para a atribuição do prémio Carreira desportiva a Luís Duarte, estudante da Faculdade de Engenharia (FEUP) e atleta de Karting que terminou recentemente o seu percurso académico e desportivo na U.Porto, com um palmarés de 11 medalhas conquistadas, desde 2014, ao serviço da instituição.

Na categoria de Mérito Excelência, o vencedor foi Lourenço França, alumnus da Faculdade de Desporto (FADEUP) que viu reconhecido o seu percurso de sucesso na Ginástica nacional e internacional. Formador e Coordenador das Academias de Ginástica Acrobática da Federação Internacional de Ginástica e diretor técnico e treinador no Acro Clube da Maia, o homenageado conquistou já diversos títulos de campeão do mundo e da europa como treinador na Seleção Nacional de Ginástica Acrobática nos últimos 25 anos.

A entrega dos prémios aos Atletas do ano foi outro dos destaques da noite. No feminino, o prémio foi entregue a Marta Caride, estudante do ICBAS e atual campeã nacional universitária de Esgrima. Já no masculino, a distinção foi para Eduardo Silva, estudante da FEUP e campeão nacional universitário de Judo.

O prémio de Revelação do Ano – destinado aos estudantes recém-chegados à Universidade que iniciaram logo o seu percurso desportivo com sucesso- foi entregue à estudante Telma Silva, da Faculdade de Economia (FEP), que se sagrou campeã nacional universitária de Karaté e conquistou o 9.º lugar nos EUSA Games Lodz 2022.

Na categoria de Reconhecimento Desportivo do Ano, a distinguida foi Cláudia Ferreira, estudante da FEUP que, desde 2017, já conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze nas provas do lançamento do Dardo e de Peso dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de Atletismo.

O Atletismo voltou a estar em destaque na categoria Técnico do Ano, com o treinador campeão nacional universitário, Pedro Guimarães, a subir ao palco para receber o galardão deste ano

Já o Padel foi eleito a Modalidade Individual do ano, depois de um ano em que a seleção da U.Porto brilhou ao mais alto nível nos CNUs, ao conquistar o 1.º, 2.º e 3.º lugares em pares mistos, 1.º e 2.º lugares en pares femininos, e o 1.º e 2.º lugares em pares femininos.

Para receber a Modalidade Coletiva do ano, subiu ao palco a equipa de Rugby 7 da Associação de Estudantes da FEUP pela conquista do título de campeão nacional universitário.

Por último, mas não menos importante, recebeu a distinção de Instrutora do Ano, Ana Ferreira, pelo seu trabalho como professora de Zumba, Jump, GAP, Glúteos, Pilates, Localizada e Body Power do programa UPFit do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

Homenagem a quem brilhou além-fronteiras

A XII Gala do Desporto da U.Porto homenageou também os estudantes atletas da Universidade que conquistaram títulos internacionais na última época desportiva.

A lista de premiados incluiu: os irmãos Ana e Pedro Walgode que conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Birmingham 2022 e na prova de pares de dança do Campeonato da Europa de Patinagem Artística; o andebolista André Sousa, que se sagrou vice-campeão da Europa em sub20; a ginasta Rita Ferreira, vice-campeã dos Jogos Mundiais Birmingham 2022 em Ginástica Acrobática; o canoísta José Ramalho, medalha de bronze nos Jogos de Birmingham; e Maria Inês Barros, que se sagrou vice-campeã da europa em Juniores em 2021 na modalidade de Tiro aos Pratos.

Também mereceram reconhecimento por parte da U.Porto, os estudantes atletas que competiram nos Campeonatos Mundiais Universitários. Foram eles: os campeões do mundo Marta Teixeira, no Futsal, e Hugo Campos no Voleibol de Praia; Miguel Ribeiro, que conquistou a medalha de bronze também no Mundial Universitário de Futsal; João Amaro e Rita Figueiredo, pela participação no Mundial Universitário de Corta-Mato; Filipe Leite, Guilherme Maia, Matilde Mouta e Inês Vasco, pela participação no Mundial Universitário de Voleibol de Praia; e ainda Júlio Lopes, pela participação no Campeonato Mundial de Canoagem.

Para além dos “melhores do ano”, a XII Gala do Desporto da U.Porto contou com a presença de várias figuras da Universidade e da cidade, casos do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, e da da vereadora da Câmara Municipal do Porto para a Juventude e Desporto, Catarina Araújo.

Recorde-se que a U.Porto voltou a liderar o Ranking de medalhas da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), fruto das 103 medalhas conquistadas no desporto universitário ao longo da última época desportiva.

O último ano fica ainda marcado pelas mais de 186 000 utilizações nos espaços desportivos da Universidade, de acordo com os números de prática desportiva apresentados pelo CDUP-UP.