A dupla formada pelos estudantes Hugo Campos, da licenciatura em Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e João Pedrosa, do Instituto Politécnico do Porto (P.Porto), entrou, este sábado, para a história do desporto universitário português, ao vencer a final dos Mundiais Universitários de Voleibol de Praia (World University Championship Beach Volleyball), que se disputaram na cidade de Maceió, no Brasil.

Somando por vitórias todos os jogos realizados ao longo da competição, os novos campeões mundiais iniciaram a prova com duas vitórias frente a duplas da Arábia Saudita e do Canadá. Seguiu-se o jogo dos oitavos de final e nova vitória frente aos porto-riquenhos William Riverae Yireth Torres.

Com este resultado, Campos e Pedrosa já tinham assegurado a melhor classificação de uma dupla masculina portuguesa nos mundiais universitário de voleibol de praia, superando o 9.º lugar alcançado nas edições de 2012 e 2014 (esta última disputada no Porto). Mas o melhor ainda estava para vir…

O duelo dos quartos de final opôs a dupla portuense aos polacos Mateusz Florczyk/Mikolaj Miszczuk e saldou-se num triunfo por 2-0 (21-17 e 21-16). Um cenário que se repetiu na meia final, mas desta vez com após uma “maratona” de quase uma hora, culminada com a vitória por 2-1 (21-14, 19-21 e 15-9) diante dos alemães Just e Wüst.

O jogo decisivo prometia um embate renhido frente aos suíços Immanuel Zürcher e Jonathan Jordan. E as expectativas não foram defraudadas. Após conquistarem o primeiro set por 21-17, Hugo Campos e João Pedrosa perderam o segundo por 16-21.  A dupla acabaria por impôr-se no set decisivo (15-13), garantindo assim o primeiro título mundial para Portugal no voleibol de praia universitário.

“Não tenho palavras para descrever o que estamos a sentir, depois desta final tão disputada. Estamos muito felizes”, afirmou Hugo Campos, citado pela organização. Já João Pedrosa destacou o público brasileiro, que “fez a diferença e deu força extra nos momentos decisivos”.

A dupla portuense subiu ao lugar mais alto do pódio dos Mundiais Universitários de Voleibol de Praia 2022. (Foto: FADU)

O título mundial universitário vem confirmar a temporada de sonho daquela que é considerada uma das mais promissoras duplas do Voleibol de Praia português. Um sucesso que começou a desenhar-se no início de agosto, com a vitória na Etapa Final do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia, disputada no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia, em Cortegaça.

Os campeões nacionais – e agora campeões mundiais universitários – voltariam ao mesmo local uma semana depois, para conquistar a medalha de prata no Cortegaça Futures, etapa do Circuito Mundial de voleibol de praia.