A estudante Marta Teixeira, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), fez parte da Seleção Nacional de Portugal que conquistou, este domingo, em Guimarães, o título de campeã mundial de futsal universitário feminino.

Na final, disputada no Pavilhão Multiusos de Guimarães, a equipa portuguesa venceu o Brasil após um jogo épico, que só se decidiu no desempate por penáltis. Depois de um empate por 5-5 no tempo regulamentar , Portugal acabaria por se impor por 5-4 nas grandes penalidades.

Marta Teixeira participou nos quatro jogos que Portugal disputou neste Mundial de Futsal Universitário feminino, tendo apontado um golo na meia-final diante da Nova Zelândia.

Marta Teixeira (n.º 6, à esq.ª. na foto) foi uma das figuras das novas campeãs mundiais universitárias de futsal. (Foto: FADU)

Aos 20 anos, a estudante da Licenciatura em Ciências do Desporto da FADEUP e atleta da Novasemente GD soma mais um título importante a um percurso que inclui já várias épocas de futsal feminino ao mais alto nível. Entre os títulos conquistados destaca-se a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018, em representação da seleção nacional feminina de futsal sub-19.

Para além da vitória na competição feminina, Portugal conquistou ainda o bronze no Mundial universitário masculino de futsal, após vencer a República Checa por 5-3, no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares.