Os irmãos Ana e Pedro Walgode, estudantes, respetivamente, do Mestrado Integrado em Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), e do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da FEUP, conquistaram a medalha de ouro na prova de Pares Dança –  escalão de Seniores – do Campeonato da Europa de Patinagem Artística, que decorre em Andorra.

Este é o terceiro título europeu – depois de 2015, em Itália, e 2018, em Portugal – conquistado pelos atuais vice-campeões do mundo e vencedores da medalha de ouro nos recentes Jogos Mundiais 2022 (The World Games), nos Estados Unidos da América.

“Foi uma conquista difícil, tendo em conta que já estivemos no auge da nossa época em julho, nos Jogos Mundiais”, avança Ana Walgode. “Já andávamos a ambicionar voltar a conquistar o ouro. Sentimos que as coreografias estão a conquistar a plateia e os juízes e estamos a conseguir cumprir a parte técnica e isso é muito bom. Estou muito feliz!”

Pedro Walgode confirma o “desafio grande por estar competir com os campeões nacionais italianos”, mas projeta já o futuro: “Temos agora o mundial em Buenos Aires, daqui a um mês e meio, e agora é esse o foco”.

No final do ano passado, os irmãos Walgode conquistaram ainda a medalha de prata na prova de Pares de Dança Sénior dos Asunción Artistic Skating World Championships 2021, que decorreram em Assunção, no Paraguai. Pedro Walgode alcançou a medalha de bronze na competição individual.