21.227 visitantes no Pavilhão Multiusos de Gondomar, mais de 7 mil visitas “virtuais” e quatro dias recheados de exploração e descoberta na companhia de dezenas de estudantes, professores, investigadores e funcionários da universidade preferida dos alunos portugueses. São estes os números que escrevem o balanço da 20.ª Mostra da Universidade do Porto, que terminou este domingo.

De 20 e 23 de abril, quem passou por Gondomar pôde ficar a conhecer de perto as atividades de ensino e de investigação da U.Porto, através de dezenas de atividades interativas de experimentação e demonstração científica especialmente pensadas para o efeito.

Como é hábito, os dois primeiros dias foram procurados, maioritariamente, pelos milhares de alunos provenientes de 71 escolas do ensino básico e secundário que, vindo de concelhos tão distantes como Chaves ou Albergaria a Velha, não perderam a oportunidade de “experimentar” o curso universitário que mais se adequa à sua vocação.

“É uma oportunidade de os estudantes mais indecisos conhecerem um bocadinho melhor as áreas que querem seguir”, ou “Permite conhecer médias, esclarecer dúvidas e ver uma variedade de cursos que muita gente não conhece”,” foram apenas algumas das opiniões recolhidas entre os 4.904 alunos que passaram pela Mostra nos dois primeiros dias do certame.

Já o fim-de-semana foi o momento escolhido por milhares de famílias e muitos curiosos que quiseram esclarecer as dúvidas sobre o Ensino Superior, conhecer as atividades de investigação e explorar as múltiplas oportunidades apenas ao alcance de quem faz parte da comunidade U.Porto.

Aos visitantes “de carne e osso” somam-se ainda as 7.088 visitas que o website da Mostra registou durante o período do evento.

Para além de informação útil sobre o certame, esta Mostra “virtual” permitiu aceder a informação atualizada (brochuras, fotografias, vídeos) sobre o evento, inserida pelas diferentes faculdades e centros de investigação. Os interessados puderam ainda acompanhar, em direto, via streaming, tudo o que estava a acontecer no Multiusos de Gondomar.

“Estão todos de parabéns!”

Um ano após a estreia da Mostra fora da cidade do Porto, a edição deste ano confirmou também o acerto da escolha de Gondomar como palco para a realização do evento.

“A feira está a ter uma procura superior ao que era habitual, o que nos dá a a esperança reforçada de que Universidade do Porto se manterá atrativa e continuará a recrutar os melhores estudantes possível”, apontou o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, , durante a tradicional visita ao certame

Acompanhado do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, o Reitor destacou ainda o “trabalho fantástico” da organização, refletido no “esforço acrescido por parte das faculdades no sentido de apresentar stands que são muito apelativos. Estão todos de parabéns!”, finalizou.