As portas do Multiusos de Gondomar abriram esta quinta-feira, 20 de abril, para receber as centenas de visitantes, de vários pontos do país, que não quiseram faltar ao arranque da 20.ª edição da Mostra da Universidade do Porto.

Entre atividades diversas, experiências científicas e demonstrações, palestras e muita música, os visitantes puderam explorar e saber mais sobre a U.Porto e tudo o que a academia tem para oferecer.

No final da visita, a opinião era unânime: “É uma oportunidade de os estudantes mais indecisos conhecerem um bocadinho melhor as áreas que querem seguir”, realça Caetana, aluna da Escola Secundária Fontes Pereira de Melo.

Num momento de “união” entre a U.Porto e o público, os visitantes não perdera ma oportunidade de saber mais sobre os cursos e respetivos planos de estudos da U.Porto, sem esquecer a ampla oferta de atividades extracurriculares e de atividades desportivas ao dispor da comunidade estudantil.

Um evento com “muita variedade” que permitiu aos jovens explorarem diferentes áreas de interesse, como foi o caso da Patrícia da Escola Básica e Secundária à Beira Douro. “Estou a gostar muito da área de saúde, que é a área que eu quero seguir, e desporto, que também foi interessante”, afirma.

Descobrir “o que muita gente não conhece”

Num percurso pelo recinto, os jovens puderam explorar as diferentes faculdades, centros de investigação e serviços da U.Porto, através de atividades como “jogos de medicina”, “questionários para ver o nível de stress” em psicologia, “atividades de experimentação” em desporto, “os modelos romanos” de Letras, e as várias experiências de ciências e tecnologias. Uma experiência “divertida” e “interessante”, que permitiu aos futuros universitários “conhecer médias, esclarecer dúvidas e ver uma variedade de cursos que muita gente não conhece”, de uma forma única.

“Está a ser interessante e acho uma boa ideia porque nos dá a conhecer mais sobre todo o tipo de cursos e dá-nos mais conhecimentos sobre as áreas”, reforça Hugo, aluno da Escola Secundária da Lixa, que destaca a importância de ter  “pessoas expressivas a falarem sobre os cursos”.

E se a satisfação foi a nota dominante entre os visitantes, o mesmo acontece entre aqueles que os recebem nas várias bancas que compõem o espaço da Mostra. “Enquanto voluntária, é um evento muito gratificante para quem participa de ambos os lados. Não só é divertido, mas também põe os miúdos a pensar nas diferentes áreas, e mesmo no próprio futuro”, acrescenta Mariana Fernandes, estudante da Faculdade de Letras.

A par das atividades das bancas, os visitantes puderam ainda divertir-se junto ao palco central, com as atuações das tunas, bem assistir a várias palestras variadas sobre saúde e medicina. Até domingo, a U.Porto vai continuar à Mostra para todos os curiosos.

Transporte gratuito até à Mostra

De forma a assegurar que todos têm a oportunidade de visitar a Mostra 2023, a U.Porto disponibiliza um serviço de transporte gratuito e permanente até ao Pavilhão Multiusos de Gondomar.

O transporte parte de cinco pontos distintos: Estação de Campanhã (início da Rua Pinto Bessa), Estação de Metro do Estádio do Dragão, Estação de Metro de Fânzeres, Planetário do Porto e Asprela. Os horários podem ser consultados aqui.

A 20.ª Mostra da U.Porto tem entrada livre e estará de portas abertas: das 10h00 às 19h00, durante quinta e sexta-feira; das 11h00 às 19h00 no sábado, e das 11h00 às 18h00 no domingo.

Mais informações em mostra.up.pt.