Depois de uma edição cancelada (2020) devido à pandemia de COVID-19, e de outra realizada em formato totalmente online (2022), a Mostra da Universidade do Porto vai voltar a sair à rua entre os dias 21 e 24 de abril. Este ano, o destino será o Pavilhão Multiusos de Gondomar, palco escolhido para receber a 19.ª edição do evento que leva à comunidade o que melhor se faz na universidade mais procurada pelos alunos portugueses.

Durante quatros dias (de quinta-feira a domingo), as diferentes faculdades, centros de investigação e outros serviços da U.Porto vão “mudar-se” para Gondomar com o propósito de dar a conhecer a oferta formativa da Universidade e demonstrar o lado mais divertido do conhecimento científico.

Num percurso pelos diferentes stands da Mostra 2022, os visitantes, de todas as idades, vão poder encontrar e participar em dezenas de atividades interativas de experimentação e demonstração científica. Entre aulas práticas de pintura e desenho e experiências de produção de medicamentos e cosméticos, haverá ainda demonstrações de manobras de Suporte Básico de Vida, quizzes sobre geografia, ou exibições de robôs e submarinos.

Em paralelo com as atividades a decorrer nos stands, a Mostra convida ainda a uma paragem no palco central, espaço que será dinamizado com atuações de tunas e outros grupos estudantis, palestras sobre Saúde, ou uma simulação de um julgamento, protagonizada por estudantes da Faculdade de Direito (FDUP).

Uma “fábrica” de vocações

À semelhança das edições anteriores a Mostra da U.Porto deste ano apresenta-se como um espaço privilegiado para alunos do ensino básico e secundário que procuram informação pormenorizada sobre os planos de estudo, os requisitos de acesso e as saídas profissionais dos 52 cursos de licenciatura e mestrado integrado da U.Porto.

Esta é por isso uma oportunidade única para os futuros estudantes do Ensino Superior – e respetivas famílias – “experimentarem” o curso universitário que mais se adequa à sua vocação e tirar todas as dúvidas sobre a Universidade. A “guiá-los” estarão as centenas de estudantes, professores, investigadores e técnicos da U.Porto que estarão mobilizados para a Mostra.

A Mostra é o espaço ideal para esclarecer todas as dúvidas sobre os cursos e serviços da Universidade do Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A pensar no público pré-universitário, o programa deste ano incluirá ainda duas sessões de esclarecimento sobre os procedimentos de Acesso ao Ensino Superior e sobre os serviços de Ação Social – bolsas, alojamento, alimentação, entre outros – oferecidos pela Universidade, através dos SASUP.

Estas sessões vão decorrer no fim-de-semana, nas salas polivalentes do pavilhão. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia (a disponibilizar em breve, no website da Mostra).

Transporte gratuito e Mostra online

De forma a que todos tenham a oportunidade de visitar a Mostra 2022, a U.Porto vai providenciar um serviço de transporte gratuito e permanente até ao Multiusos de Gondomar, com partida dos três polos que integram o campus da Universidade.

Os shuttles vão partir de quatro pontos localizados, e devidamente identificados, junto ao Planetário do Porto (Campo Alegre), da estação de Campanhã (Rua da Estação), da estação de Metro do Estádio do Dragão, e da Faculdade de Engenharia (Rua D. Frei Vicente da Soledade e Castro, à Asprela). O horário será disponibilizado no website da Mostra.

Para quem não puder deslocar-se a Gondomar, o website da Mostra vai também disponibilizar informação atualizada (brochuras, fotografias, vídeos) sobre o evento. Nesta Mostra “virtual”, será possível acompanhar, em direto, via streaming, tudo o que está a acontecer no Multiusos de Gondomar.

Com entrada livre e gratuita, a Mostra da Universidade do Porto 2022 vai estar de portas abertas das 10h00 às 19h00, durante quinta e sexta-feira. No fim de semana, abre às 11h00 e encerra às 19h00 (no sábado) e às 18h00 (no domingo).

Para mais informações sobre horários e programa, consultar o website da Mostra da U.Porto (em atualização).