Até domingo, dia 23 de abril, o Pavilhão Multiusos de Gondomar tem as portas abertas a todos os jovens e famílias que queiram saber mais sobre o Ensino Superior, naquela que é a 20.ª edição da Mostra da Universidade do Porto.

A transição para o ensino superior carrega algumas dificuldades, seja ao nível da exigência, das novas rotinas, da maior independência ou da gestão do tempo. A pensar nisso, a Mostra deste ano tem preparadas sessões de esclarecimento sobre o acesso ao Ensino Superior, de forma a ajudar os futuros universitários a dar os primeiros passos na academia.

Para além de conhecerem a oferta formativa da melhor universidade portuguesa, os visitantes da Mostra 2023 vão poder participar nas várias sessões de esclarecimento promovidas pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES).

Estas sessões têm como objetivo esclarecer dúvidas e prestar apoio no sobre o processo de acesso ao Ensino Superior, sempre com a orientação dos técnicos da DGES e do Serviço de Formação e Organização Académica da Reitoria da Universidade do Porto, bem como testemunhos de atuais estudantes da academia.

A par da DGES, também os Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP) terão uma sessão dedicada ao esclarecimento de dúvidas sobre a entrada no ensino superior. “Ingresso no Ensino Superior. E agora? Uma meta feliz, mas com percalços?” é o nome da conferência a cargo dos SASUP, que irá abordar questões como os impactos do ensino superior na vida dos estudantes e os novos desafios desta transição.

Os Serviços de Ação Social da U.Porto têm também preparadas uma sessão sobre os “Apoios Sociais no Âmbito do Ensino Superior”, uma conversa que procura divulgar e esclarecer as políticas de ação social da U.Porto e os os apoios e serviços de que os estudantes dispõem para apoiar a sua educação. Prevista está igualmente uma sessão sobre desperdício alimentar e o seu impacto na sociedade, na qual será possível ouvir saber mais sobre práticas para evitar esta situação.

A participação nestas palestras é gratuita, ainda que sujeita a inscrição prévia.

Dezenas de experiências e atividades gratuitas

De portas abertas desde esta quinta-feira, o maior festival de ciência e experimentação da região constitui também um espaço privilegiado para alunos do ensino básico e secundário – e não só – que pretendem ajuda na escolha do seu futuro curso superior.

É a pensar nisso que centenas de professores, estudantes e técnicos da Universidade do Porto estarão presentes no Multiusos de Gondomar para dar a conhecer os respetivos cursos e responder a todas as dúvidas dos mais jovens sobre planos de estudo, requisitos de acesso ou saídas profissionais.

Num percurso pela Mostra, os visitantes terão ainda a oportunidade de experimentar dezenas de atividades e experiências organizadas pelas 14 faculdades e pelas principais unidades de investigação e serviços da Universidade do Porto.

Aqui será possível participar em simulações de julgamentos organizadas pela Faculdade de Direito, realizar rastreios de saúde e demonstrações de suporte básico de vida nos “consultórios” da  Faculdade de Medicina e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, tomar parte de aulas práticas de pintura e desenho oferecidas pela Faculdade Belas Artes, experimentar várias demonstrações científicas pela Faculdade de Ciências ou conhecer os mais recentes veículos aéreos e submarinos autónomos da Faculdade de Engenharia.

Transporte gratuito até à Mostra

De forma a assegurar que todos têm a oportunidade de visitar a Mostra 2023, a U.Porto disponibiliza um serviço de transporte gratuito e permanente até ao Pavilhão Multiusos de Gondomar.

O transporte parte de cinco pontos distintos: Estação de Campanhã (início da Rua Pinto Bessa), Estação de Metro do Estádio do Dragão, Estação de Metro de Fânzeres, Planetário do Porto e Asprela. Os horários podem ser consultados aqui.

A 20.ª Mostra da U.Porto tem entrada livre e estará de portas abertas: das 10h00 às 19h00, na quinta e sexta-feira; das 11h00 às 19h00 no sábado; e das 11h00 às 18h00 no domingo

Mais informações disponíveis em mostra.up.pt.