Cerca de 13.000 visitantes no Pavilhão Multiusos de Gondomar, mais de 8.500 visitas “virtuais” e quatro dias recheados de exploração e descoberta na companhia de dezenas de estudantes, professores, investigadores e funcionários da melhor universidade portuguesa. São estes os números que escrevem o balanço da 21.ª Mostra da Universidade do Porto, que terminou este domingo.

De 11 e 14 de abril, quem passou por Gondomar pôde ficar a conhecer de perto as atividades de ensino e de investigação da U.Porto, através de dezenas de atividades interativas de experimentação e demonstração científica especialmente pensadas para o efeito.

Como é hábito, os dois primeiros dias foram procurados, maioritariamente, pelos quase 4.000 alunos provenientes de 77 escolas do ensino básico e secundário (mais seis do que no ano anterior) que, vindos de concelhos tão distantes como Viana do Cstelo, Lamego ou Odemira, e acompanhados por 270 professores, não perderam a oportunidade de “experimentar” o curso universitário que mais se adequa à sua vocação.

“É bastante bom poder experienciar um pouco de tudo”; “Às vezes estamos interessados num só curso, mas essa não é a única escolha!”; ou “É muito importante termos esta oportunidade de termos várias pessoas a tirarem as nossas dúvidas” foram apenas algumas das opiniões recolhidas entre os  alunos que passaram pela Mostra nos dois primeiros dias do certame.

Já o fim-de-semana foi o momento escolhido por milhares de famílias e muitos curiosos que quiseram esclarecer as dúvidas sobre o Ensino Superior, conhecer as atividades de investigação e explorar as múltiplas oportunidades apenas ao alcance de quem faz parte da comunidade U.Porto.

As melhores imagens da Mostra da U.Porto 2024

“Uma Mostra muito mais interativa!”

Como é habitual, a Mostra contou também com a tradicional visita do Reitor da U.Porto. A após realizar um périplo pelas diferentes bancas presentes, António de Sousa Pereira não escondia a satisfação: “A sensação que tenho é que temos esta ano uma Mostra muito mais interativa, Há por isso que agradecer a todos aqueles que se envolveram porque criaram uma Mostra mais apelativa e que pode ser mais atrativa para os jovens”,

O Reitor salientou ainda a importância do evento, no sentido em que “permite que os jovens tenham uma noção mais clara de quais as ofertas formativas que a Universidade tem e, eventualmente, possam até acertar mais com as suas vocações”.

“Como sabemos, a oferta formativa da U.Porto é imensa e cobre praticamente todas as áreas de conhecimentos. Mas, muitas vezes, os jovens do ensino secundário não têm a noção exata de quais são os diversos cursos. Aqui, têm a oportunidade de ficar a conhecer isso”, finalizou António de Sousa Pereira.

António de Sousa Pereira deixou elogios à organização da Mostra 2024. (Foto; Egidio Santos/U.Porto)

Note-se que, aos visitantes “de carne e osso”, somam-se ainda as mais de 8.500 que o website da Mostra registou durante o período do evento.

Para além de informação útil sobre o certame, esta Mostra “virtual” permitiu aceder a informação atualizada (brochuras, fotografias, vídeos) sobre o evento, inserida pelas diferentes faculdades e centros de investigação. Os interessados puderam ainda acompanhar, em direto, via streaming, tudo o que estava a acontecer no Multiusos de Gondomar.