O antigo Presidente da República Portuguesa e Doutor Honoris Causa da Universidade do Porto, Jorge Sampaio, faleceu esta sexta-feira, em Lisboa, aos 81 anos de idade, vítima de problemas respiratórios.

Chefe de Estado entre 1996 e 2006, Jorge Sampaio foi um dos políticos mais importantes da democracia portuguesa, com um notável percurso de intervenção cívica, política e intelectual que teve início na oposição à ditadura e prosseguiu com o desempenho de relevantes cargos partidários e de soberania após o 25 de abril de 1974.

Antigo secretário-geral do Partido Socialista (1989-1991) e presidente da Câmara de Lisboa (1993-1996), cumpriu dois mandatos como Presidente da República (1996-2006). Depois de deixar o Palácio de Belém, Jorge Sampaio dedicou-se a missões de apoio humanitário internacional, assumindo os cargos de Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para a Luta Contra a Tuberculose (2006-2007) e Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações (2007-2013).

Nos últimos anos, distinguiu-se pelo trabalho desenvolvido à frente a Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, que permitiu a centenas de estudantes sírios retomaram os seus estudos no Ensino Superior, interrompidos face à guerra civil instalada naquele país.

“Jorge Sampaio teve um papel relevantíssimo no apoio e integração de jovens refugiados, uma missão a que se dedicou apaixonadamente nos últimos anos, já depois de se ter retirado da vida política ativa. É, aliás, emblemático que a sua última grande intervenção pública tenha sido no sentido de apelar à solidariedade da sociedade portuguesa para com o povo afegão, em particular com os seus jovens estudantes”, destaca o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, numa nota de pesar enviada esta manhã.

Referindo-se à morte do antigo Chefe de Estado como “uma perda lamentável para todo o país, mas particularmente para o Ensino Superior”, António de Sousa Pereira lembra ainda que “além de um extraordinário Presidente da República, de uma figura marcante ao longo de toda a história da nossa Democracia, Jorge Sampaio merece ser lembrado pela sua postura intransigente na defesa dos mais desprotegidos do nosso mundo”.

“Nesse âmbito, a Universidade do Porto teve o privilégio ser um dos parceiros mais ativos nesta missão, numa colaboração que culminou com a atribuição do título de Doutor Honoris Causa [ver abaixo] precisamente pelo contributo social e exemplo cívico que Jorge Sampaio hoje nos deixou como legado”, finaliza o Reitor.

Recorde-se que atuação de Jorge Sampaio foi reconhecida em Portugal com o Grande-Colar da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito e da Ordem da Liberdade, sendo ainda Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Foi também distinguido internacionalmente com condecorações e prémios em países como Brasil, Espanha, França, Japão, Luxemburgo, Marrocos, Noruega, Países Baixos ou Reino Unido.

O reconhecimento de uma carreira ímpar

A 24 de fevereiro de 2015, a Universidade do Porto atribuiu a Jorge Sampaio o título de Doutor Honoris Causa distinguindo, desta forma, o contributo social do antigo Presidente da República no exercício de cargos públicos, o exemplo cívico do seu percurso de vida e a dimensão internacional que o seu trabalho alcançou.

“Há momentos das nossas vidas que, pelo seu caráter singular, nos servem de estímulo por mostrarem termos escolhido bem o caminho já trilhado e as opções que nele tomámos ao longo dos anos. Por isso aqui estou muito grato e reconhecido a todos os que quiserem associar-se a esta celebração de amizade”, destacou então Jorge Sampaio, durante a cerimónia que decorreu no Salão Nobre da Reitoria.

A atribuição do Doutoramento Honoris Causa corolou igualmente a forte ligação que o ex-Chefe de Estado manteve com a Universidade, em particular nos últimos anos da sua vida. Para além do trabalho desenvolvido à frente da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios , Jorge Sampaio foi também o “padrinho” do Dia do Voluntário da Universidade do Porto 2014. e o orador convidado do Dia da Faculdade de Ciências 2013.