David Casimiro de Andrade, Professor Associado com Agregação da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), faleceu no passado dia 21 de fevereiro, vítima de doença súbita. Tinha 65 anos.

Médico dentista pela FMDUP (1984) e licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) em 1991, David Casimiro de Andrade doutorou-se na área da Odontopediatria e Ortodontia na FMDUP, tendo dedicado grande parte da sua investigação a pacientes com necessidades especiais.

Com uma carreira académica totalmente ligada à FMDUP, exercia, atualmente, as funções de Diretor do Curso de Especialização da Odontopediatria, sendo ainda coordenador de diversos projetos de investigação e teses de doutoramento e mestrado.

Autor de diversos livros e publicações em revistas científicas nacionais e internacionais, ara ainda sócio fundador da Associação Portuguesa de Portadores de Patologias Especiais (APSOPPPE), O Sorriso da Rita – Associação de Paralisia Cerebral, Sociedade Portuguesa de Odontopediatria (SPOP), Associação Ibero-Latino-Americana de Pacientes Especiais; e Sócio Honorário da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21.

Numa nota divulgada no seu portal institucional, a FMDUP expressa o “mais profundo reconhecimento e sincero agradecimento” por “todo o empenho e dedicação que [David Casimiro de Andrade] demonstrou nas funções assumidas na Faculdade”.

Também o Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, lamentou o desaparecimento precoce de David Casimiro de Andrade, destacando o seu “contributo para o ensino e a investigação científica no campo da Medicina Dentária pediátrica”.

O velório David Casimiro de Andrade terá lugar esta sexta-feira, dia 23 de fevereiro, a partir das 10h00, na capela mortuária da Igreja Matriz de Espinho (ala 2). Segue-se uma cerimónia, pelas 14h30, no mesmo local.