Joaquim Luís Coimbra, Professor Associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), faleceu este domingo, aos 68 anos de idade, vítima de doença súbita.

O nome de Joaquim Luís Coimbra confunde-se com a história da FPCEUP, faculdade pela qual se licenciou em Psicologia (1984) enquanto parte das primeiras gerações de licenciados da instituição. Em 1986, começa a dar aulas na Faculdade, iniciando uma carreira que se prolongaria por mais de três décadas, como docente nos diferentes cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Ciências da Educação e Psicologia da FPCEUP.

Ao longo da sua ligação à FPCEUP, desempenhou diversos cargos em praticamente todos os órgãos de gestão da faculdade, dos quais se destacam a presidência do Conselho de Representantes e a direção – desde 2010 – do Mestrado em Educação e Formação de Adultos.

Doutorado em Psicologia (1992), Joaquim Luís Coimbra integrou o Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) e mais recentemente,  o Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), deixando uma obra científica de relevo nos domínios da educação de adultos, da formação e do trabalho e da participação cívica e política de jovens e adultos.

“Uma figura incontornável da história da Faculdade e da Universidade”

Numa nota de pesar divulgada no portal da faculdade, o diretor da FPCEUP, Pedro Nobre, recorda Joaquim Coimbra como “uma figura incontornável da história da nossa Faculdade e da Universidade do Porto”, que deixa “uma marca indelével em várias gerações de estudantes e de colegas que o estimavam e admiravam”.

“Pessoalmente não esquecerei a forma afável e acolhedora e como me recebeu quando, em 2012, entrei na Faculdade, nem as diversas conversas sempre intelectualmente estimulantes que tivemos ao longo dos anos. Era um intelectual, que pensava e problematizava as grandes questões do ensino e formação, da investigação, do serviço à sociedade e da ética. E acima de tudo era um humanista”, enfatiza o diretor da FPCEUP.

“Neste momento em que a Faculdade celebra os seus 43 anos de vida, perdemos um dos nossos melhores. Mas a sua memória ficará para sempre ligada à nossa História”, remata Pedro Nobre.

Também o CIIE/FPCEUP recorda Joaquim Luís Coimbra como “uma referência incontornável e da maior grandeza na formação de várias gerações de investigadores/as e profissionais nas áreas das Ciências da Educação e da Psicologia, pela sua excecional cultura científica e humanista, espírito crítico, generosidade intelectual e afabilidade nas relações”.

“O seu trabalho, reflexão e postura académica e ética constituem um importante legado sobre o papel da Universidade, do conhecimento científico e dos processos de educação/formação na construção de sociedades mais justas que permanecerão como referências para o nosso trabalho de investigação e intervenção no campo educativo”, lê-se na mesma nota de pesar.

O velório de Joaquim Luís Coimbra tem lugar esta segunda-feira, dia 13 de novembro, a partir das 14h30, na Igreja do Carvalhido. O funeral será na terça-feira, dia 14 de novembro, pelas 11h00, na mesma igreja.

A missa de sétimo dia está marcada para dia 18 de novembro, sábado, pelas 19h00, na Igreja Stella Maris na Rua de Gondarém.