A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e a Casa da Arquitectura, organiza no dia 9 de setembro, entre as 14h00 e as 18h00, o encontro online “Piscina de Marés – Sharing Memories | Partilhar Memórias”, no âmbito do projeto “Keeping It Modern – Piscina de Marés” financiado pela Fundação Getty.

Este encontro pretende constituir um momento de partilha e registo de memórias, testemunhos e imagens da piscina que assinalou este ano 55 anos desde a sua inauguração e, recentemente, foi alvo de um profundo e minucioso trabalho de reabilitação, que incluiu a construção de novos espaços de apoio e um aumento da área de permanência ao ar livre.

As obras de reabilitação foram realizadas pela Câmara Municipal de Matosinhos, sendo o processo de gestão e conservação da obra objeto de estudo pela FAUP integrado no projeto “Keeping It Modern – Piscina de Marés”, financiado pela Fundação Getty.

Para além do arquiteto Álvaro Siza, participam na iniciativa os seguintes nomes: Alexandre Alves Costa; Ana Tostões; Brigite Fleck; Carlos Machado; Christian Gänshirt; Dominique Machabert; Fernando Rocha; Filipa Guerreiro; Giovanni Chiaramonte; Graça Correia; João Pedro Xavier; Joaquim Moreno; Jonathan Sergison; José Cabral Dias; Juan Domingo Santo; Kenneth Frampton (a confirmar); Luis Martínez Santamaría; Luís Urbano; Michel Touissant; Nuno Brandão Costa;  Nuno Grande; Nuno Sampaio; Pedro Leão Neto; Peter Testa; Pierluigi Nicolin; Roberto Cremascoli; Rui Póvoas; Susan Macdonald; Teresa Cunha Ferreira; Teresa Novais; e Wilfred Wang.

O Encontro | Piscina de Marés – Sharing Memories | Partilhar Memórias terá lugar através do canal YouTube FAUPlive.

Mais informações aqui.

Piscina de Marés: Um ícone na obra de Álvaro Siza

Construídas na década de 1960 e inauguradas em 1966, as Piscinas de Marés permanecem como uma das obras mais emblemáticas de Álvaro Siza. Localizada em Leça da Palmeira, a obra destaca-se pela integração harmoniosa na paisagem da costa marítima. Inclui duas piscinas de água salgada, vestiários, balneários, e um bar de apoio, funcionando durante a época balnear, entre junho e setembro.

Durante todo o ano é possível a realização de visitas guiadas de interesse arquitetónico e/ou técnico, através da Casa da Arquitetura. Em 2011, a obra foi classificada como Monumento Nacional e, em 2017, incluída na lista indicativa do Património Mundial pela UNESCO.

Em 2019, a Câmara Municipal de Matosinhos deu início ao processo de requalificação do conjunto, tendo a obra ficado concluída recentemente.