(Notícia atualizada às 14h00 do dia 22 de março de 2021)

São professores jubilados ou reformados da Universidade do Porto e, ao longo da sua carreira, destacaram-se pelos altos serviços prestados à instituição, mas também à Ciência e a Sociedade em geral. É esse o perfil comum aos 11 docentes que se juntaram esta segunda-feira, dia 22 de março, à restrita galeria dos Professores Eméritos da U.Porto. A proclamação teve lugar durante a sessão solene do Dia da Universidade 2021, o evento que assinalou os 110 anos da fundação da U.Porto.

Entre os professores distinguidos este ano incluem-se os nomes de Alberto Amaral Baltazar Castro, ambos professores catedráticos jubilados do departamento de Química e antigos diretores da Faculdade de Ciências (FCUP). No caso de Alberto Amaral, trata-se igualmente do reconhecimento do  legado que deixou durante os 14 anos (1985-1998) em que liderou os destinos da Universidade na qualidade de 16.º Reitor da U.Porto.

Da Faculdade de Engenharia são também dois os homenageados. São eles António Torres Marques e Paulo Tavares de Castro, ambos professores catedrático aposentados do departamento de Engenharia Mecânica.

A lista dos novos Professores Eméritos da U.Porto completa-se com os nomes de José da Silva Costa, professor catedrático jubilado e antigo diretor da Faculdade de Economia (FEP); Maria da Graça Castro Pinto, professora catedrática jubilada da Faculdade de Letras (FLUP); Jorge Sequeiros e Mário Barbosa, professores catedráticos aposentados do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS); Félix Neto e Rosa Bastos Nunes, professor catedrático jubilado e professora auxiliar aposentada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP); e José Paiva, professor catedrático jubilado e antigo diretor da Faculdade de Belas Artes (FBAUP).

Este é o 17.º ano em que a U.Porto homenageia os seus professores reformados e jubilados. Desde a instituição do título de Professor Emérito, em 2004, a Universidade já distinguiu 73 docentes e investigadores.