É uma das maiores organizações científicas do mundo, dedicada às áreas da engenharia eletrotécnica e de computadores do mundo e acaba de nomear João Barros, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto (FEUP), como novo Fellow do IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers. A distinção, que será formalizada em janeiro do próximo ano, deve-se ao contributo da investigação na área da segurança da camada física e de redes veiculares.

“É uma alegria muito grande poder partilhar este reconhecimento internacional com a minha família e os muitos alunos de doutoramento, post-docs, colegas, professores, mentores, colaboradores e IEEE Fellows nacionais e estrangeiros, com quem aprendi imenso ao longo dos últimos 24 anos e a quem estou muito agradecido”, refere o investigador portuense.

“A engenharia eletrotécnica continua a ter um impacto extraordinário na vida de todos nós e oferece muitas das ferramentas que precisamos para solucionar problemas fundamentais como as alterações climáticas e a construção de uma sociedade mais coesa e saudável”, enfatiza João Barros,  que espera “nos próximos anos poder ajudar a acelerar a forma como as invenções científicas passam do meio académico para o tecido industrial sob a forma de produtos e serviços úteis e sustentáveis de que todos possam beneficiar.”

Engenheiro eletrotécnico, líder académico e empreendedor de grande impacto, João Barros dedicou a sua carreira a transformar teoremas e algoritmos complexos em empresas, produtos e serviços que fazem a diferença na vida das pessoas.

Depois de 15 anos a desenvolver novas tecnologias de redes sem fios na FEUP (onde se licenciou em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), Technische Universitaet Muenchen (pela qual é doutorado em Engenharia Eletrotécnica e Tecnologias da Informação), Cornell, MIT, Carnegie Mellon e Stanford, João Barros criou duas startups de base tecnológica: a Streambolico e a Veniam (considerada por várias vezes como uma das startups mais disruptivas do mundo e adquirida em 2022 pela empresa israelita Nexar, depois de levantar 45 milhões de dólares em capital de risco).

Distinguido com os mais prestigiados prémios de inovação nas áreas de telecomunicações e na indústria automóvel, João Barros foi diretor do Instituto de Telecomunicações no Porto (2007 a 2012) e liderou o programa de parceria internacional CMU Portugal como diretor nacional entre 2009 e 2012.  Colabora regularmente com a Porto Business School e é membro do Conselho Nacional para a Ciência, Tecnologia e Inovação por nomeação do primeiro-ministro de Portugal.

Em 2020, foi um dos três investigadores e professores da U.Porto destacados na 6.ª edição do ranking mundial dos melhores cientistas do mundo na área das Ciências da Computação, lançado pelo portal Guide2Research, o mais importante portal de pesquisa do mundo na área das Ciências da Computação. Já este ano, integrou a mais recente atualização da “World’s Top 2% Scientists list”, um estudo elaborado anualmente por investigadores da Universidade de Stanford (EUA) e que classifica os cientistas mais citados a nível mundial.

Sobre o IEEE

Com sede nos Estados Unidos, o IEEE é a mais importante organização profissional e científica no mundo, dedicada às áreas gerais da engenharia eletrotécnica e de computação.

O IEEE promove a inovação e excelência tecnológicas em benefício da sociedade, abrangendo 400 mil membros em 160 países. O total de membros selecionados para o grau de Fellow em cada ano não pode exceder 0,1% do número de membros com direito a voto na organização – ou seja, no limite só um em cada mil obtém, em cada ano, essa distinção.

João Barros junta-se assim a outros sete IEEE Fellows que estão associados à Faculdade de Engenharia e também a grupos de investigação do INESC TEC: João Peças Lopes, João Catalão, Vladimiro Miranda, José Carlos Príncipe, José Fortes, Gerald Sheblé e Armando Leite da Silva, reforçando o reconhecimento internacional da qualidade do trabalho científico e tecnológico desenvolvido em Portugal, em particular na Universidade do Porto.