João Catalão, professor associado com agregação da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) foi nomeado como Fellow do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), aos 45 anos. Trata-se da mais importante distinção daquela que é a maior sociedade de profissionais de Engenharia a nível mundial, atribuída apenas a uma pequena percentagem (0,1%) dos seus membros. A nomeação, que será formalizada em janeiro 2022, deve-se ao contributo do investigador nas áreas da operação do sistema de energia e da gestão ativa do consumo.

Para João Catalão, este reconhecimento é o resultado de 15 anos de “muita dedicação e sacrifício pessoal”, sendo que nada é feito sem equipa: “A investigação é um pouco como o futebol, não basta o talento individual, de uma pessoa apenas. Se os membros da tua equipa (colegas/parceiros de projetos, post-docs e estudantes de doutoramento/mestrado) não têm ou não almejam atingir um nível de excelência, não se conseguem atingir os objetivos pretendidos. E o sucesso depende muito da motivação, do foco e do empenho”.

A área de investigação de João Catalão inclui operação e planeamento de sistemas de energia, geração renovável distribuída, economia de energia e mercados de eletricidade, resposta à demanda e rede elétrica inteligente. Foi o coordenador principal do projeto europeu FP7 dedicado às “Redes de eletricidade insulares inteligentes e sustentáveis ​​sob integração renovável em grande escala”, financiado em 5,2 milhões de euros e envolvendo 11 parceiros da indústria. É editor dos livros “Sistemas de Energia Elétrica: Técnicas de Previsão Avançada e Programação Ótima de Geração” e “Sistemas de Energia Inteligentes e Sustentáveis: Operação, Planeamento e Economia de Redes de Eletricidade Insulares” (CRC Press, 2012 e 2015, respetivamente).

O também investigador coordenador do Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC junta-se assim a outros quatro IEEE Fellows que estão associados à U.Porto (João Peças Lopes, Vladimiro Miranda, José Carlos Príncipe e João Gama), reforçando o reconhecimento internacional da qualidade do trabalho científico e tecnológico desenvolvido em Portugal, em particular na Universidade do Porto nestas áreas.

“Pessoalmente, desde que vim para a FEUP em 2015, a organização era da tal forma eficiente, desde os diretores e professores catedráticos ao pessoal técnico e administrativo, que nos permite estarmos focados e dedicados à investigação e ensino, dando o nosso melhor em prol da instituição. É fulcral gostarmos daquilo que fazemos, sempre com total empenho e dedicação, estando inseridos e contribuindo para uma equipa/instituição de excelência”, realça João Catalão.

Com sede nos EUA, o IEEE é a mais importante organização profissional do mundo dedicada às áreas gerais da engenharia eletrotécnica, promovendo a inovação e excelência tecnológicas em benefício da sociedade, abrangendo 400 mil membros em 160 países. O total de membros selecionados para o grau de Fellow em cada ano não pode exceder 0,1% do número de membros com direito a voto na organização, o que significa que no limite só um em cada mil obtém, em cada ano, essa nomeação.